Curso gratuito da Copel ensina noções de elétrica para mulheres em Londrina

A iniciativa de oferta do curso é de funcionários voluntários da Copel em Londrina, e as inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 2 de dezembro.
Publicação
24/11/2022 - 10:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mulheres que querem ter maior autonomia para realizar pequenos reparos nas instalações elétricas em ambiente doméstico, ou mesmo que aspiram desenvolver conhecimentos para atuar em uma nova profissão, agora têm a oportunidade de participar de um curso básico gratuito de duas semanas para adquirir noções de elétrica residencial e predial. A iniciativa de oferta do curso é de funcionários voluntários da Copel em Londrina, e as inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 2 de dezembro.

O projeto piloto do curso foi realizado com uma turma formada por funcionárias que atuam em áreas administrativas da Companhia. Agora, serão dez vagas ofertadas para a comunidade, mas com a previsão de novas turmas em 2023. As aulas acontecem por duas semanas, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30.

Nos três primeiros dias, os professores apresentam a teoria sobre os deveres e responsabilidades na execução de serviços que envolvam eletricidade e conceitos como: tensão elétrica, tensão contínua, tensão alternada e corrente elétrica. Todo o restante do curso é composto por aulas práticas, feitas em um “apartamento didático” montado na sede da empresa, especialmente para o curso. O objetivo é que, ao fim da programação, as alunas consigam fazer serviços como a troca de um chuveiro ou a instalação de um interruptor.

“Nós sempre conversamos o que podemos fazer para melhorar a sociedade, para dar oportunidade às pessoas, e surgiu a questão da equidade de gênero. Conversamos sobre as profissões em que não se vê mulheres trabalhando, e uma delas é a de eletricista predial”, explica o engenheiro eletricista e professor voluntário Márcio Alexandre Ramos Pinto.

A equidade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU para o ciclo que segue até 2030, com os quais a Copel tem compromisso, enquanto signatária do Pacto Global.

GALERIA DE IMAGENS