Curso do Corpo de Bombeiros no Litoral prepara surfistas para salvamentos de forma segura

Os objetivos são propagar a prevenção de afogamentos por meio da capacitação dos surfistas e praticantes de esportes náuticos e que eles atuem de forma voluntária.
Publicação
10/01/2023 - 08:50

Confira o áudio desta notícia

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM) iniciou nesta segunda-feira (9) mais uma edição do Projeto Surf-Salva, na praia de Matinhos, durante o Verão Maior Paraná. Trata-se de um curso que tem como objetivos propagar a prevenção de afogamentos por meio da capacitação dos surfistas e praticantes de esportes náuticos e que eles atuem de forma voluntária e segura.

O curso é uma iniciativa tradicional do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros que aproveita o período do verão para desenvolver nos surfistas uma conscientização dos riscos de afogamento, possibilitando que eles ajam em prol da segurança dos banhistas com procedimentos básicos. 

“A ideia deste projeto é pegar esse pessoal que conhece o mar, como os surfistas, e capacitá-los com a técnica do salvamento, da prevenção e do atendimento, para que eles possam fazer isso de uma maneira mais segura, caso haja um vítima afogada", explicou o coordenador do curso, major Ícaro Gabriel. 

De acordo com ele, no primeiro dia eles fazem um teste com os voluntários para ter certeza que eles sabem nadar. Depois, iniciam a aula teórica para ensinar como funciona a atividade do bombeiro na praia. No segundo dia acontecem as técnicas de salvamento com os pranchões, com vítima consciente, vítima inconsciente, técnicas de salvamento com a moto aquática.

“O curso é muito bacana, nós estamos com uma expectativa muito grande em poder fazer o resgate aquático e ajudar algumas pessoas. Como aqui é um pico de surfe e uma cidade turística, a gente tem essa necessidade de saber um pouco mais das técnicas para poder ajudar e auxiliar os guarda-vidas, na medida do possível”, destacou Bruna Lopes, aluna do curso Surf-Salva. 

Ao concluir a capacitação, os alunos recebem do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná um certificado e também uma camiseta de Lycra, um dos tecidos uilizados em roupas para atividades aquáticas.

PROJETO – O Surf-Salva acontece no Litoral do Paraná desde 2005, durante a temporada de verão. O curso é realizado pelo o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8º GB). As vagas são limitadas e apenas maiores de 18 anos podem se inscrever.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS