A capital paranaense está sendo palco de um dos maiores eventos de escalada esportiva do planeta. A Copa do Mundo de Escalada 2025, realizada pela primeira vez na América Latina, está movimentando Curitiba neste fim de semana, reunindo mais de 120 atletas de 25 países na modalidade Boulder.
O torneio segue até este domingo (18) no Parque Olímpico do Cajuru, com entrada gratuita ao público.
O evento internacional, promovido pela International Federation of Sport Climbing (IFSC), conta com o apoio da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba.
A estrutura da competição foi montada no Centro de Treinamento de Escalada, considerado o mais moderno da América Latina e primeiro espaço olímpico dedicado à modalidade no Brasil.
Além da elite mundial da escalada, o evento mobiliza também a comunidade local: são cerca de 300 voluntários cadastrados, além de 50 staffs atuando na operação do torneio.
As semifinais da competição foram disputadas na manhã deste sábado (17), e as finais masculinas acontecem ainda nesta tarde. Para quem ainda deseja acompanhar o mais alto nível da escalada, no domingo (18) será a vez da grande final feminina.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, sediar uma etapa da Copa do Mundo reforça o posicionamento do Paraná no cenário esportivo internacional. “Toda a comunidade está acompanhando o brilhantismo da escalada brasileira. Estamos recebendo o mundo de braços abertos em Curitiba”, afirmou.
O diretor de incentivo e promoção do esporte da SEES, Clésio Prado, destacou a infraestrutura e o engajamento coletivo. “Curitiba está preparada para grandes eventos. É gratificante ver a integração entre os poderes públicos, federação, voluntários e atletas. Estamos entregando um evento de excelência”, disse.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, Tiago Campassi, celebrou o marco histórico para o esporte nacional. “É um evento histórico para nós da federação e histórico para o Estado do Paraná. Será um divisor de águas para a escalada esportiva, graças ao apoio do Governo do Estado e de todos os parceiros que acreditaram neste projeto”, destacou.
A competição integra o circuito internacional da Copa do Mundo de Escalada 2025, que inclui etapas em Salt Lake City (EUA), Praga (República Tcheca), Brixen (Itália), Innsbruck (Áustria), Keqiao (China), Hachioji (Japão) e Seul (Coreia do Sul), onde o torneio se encerrará em outubro.
MODALIDADE - A escalada esportiva foi incluída no programa olímpico em 2016 e estreou nos Jogos de Tóquio 2020. A modalidade é dividida em três categorias:
Boulder: escalada sem corda, em paredes de até 4,5 metros de altura. Vence quem completa mais desafios com o menor número de tentativas;
Lead (Guiada): escalada com corda, em paredes de até 15 metros. O vencedor é quem alcança o ponto mais alto;
Speed (Velocidade): dois atletas competem lado a lado em uma parede de 15 metros. Ganha quem chegar ao topo mais rápido.
Mais informações como programação e canais de transmissão podem ser encontradas no site do evento.