2ª etapa dos Jogos Paradesportivos reúne 1,2 mil participantes em Foz do Iguaçu

Nesta fase, 234 equipes representam 51 municípios nas modalidades de atletismo (com provas para deficientes físicos, visuais, intelectuais, pessoas com síndrome de Down e com transtorno do espectro autista), natação (nos mesmos moldes do atletismo), bocha, dragon boat, handebol em cadeira de rodas e para deficientes intelectuais, canoagem e taekwondo.
Publicação
15/05/2025 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Inicia nesta sexta-feira (16) a segunda etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná, promovidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). A competição segue até domingo (18) em Foz do Iguaçu, no Oeste, e reúne 1.257 participantes, entre atletas, comissões técnicas e arbitragem.

Nesta fase, 234 equipes representam 51 municípios paranaenses nas modalidades de atletismo (com provas para deficientes físicos, visuais, intelectuais, pessoas com síndrome de Down e com transtorno do espectro autista), natação (nos mesmos moldes do atletismo), bocha, dragon boat, handebol em cadeira de rodas e para deficientes intelectuais, canoagem e taekwondo.

A primeira etapa também aconteceu em Foz do Iguaçu, entre 23 e 27 de abril, e definiu campeões em 11 modalidades.

Somadas as duas etapas de 2025, os Jogos Paradesportivos chegarão a mobilizar mais de 2,3 mil pessoas, reforçando o compromisso do Governo do Paraná com a valorização do paradesporto e a inclusão por meio do esporte.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou o papel transformador da iniciativa. “A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e do envolvimento dos municípios. Quando começamos essa gestão, um dos pedidos do governador foi que o Paraná se tornasse referência na área do paradesporto”, afirmou.

Segundo o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Del Rei, o Governo do Estado segue aprimorando a estrutura e o atendimento durante os Jogos “Estamos evoluindo nossa relação com as federações paradesportivas especializadas, trazendo árbitros cada vez mais capacitados e oferecendo hospedagem com pensão completa para todas as delegações. Isso reduz deslocamentos e garante mais conforto e tranquilidade aos participantes”, disse.

Documentos oficiais, resultados, boletins, classificação final e outras informações sobre os Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte (AQUI).

GALERIA DE IMAGENS