Copel entrega premiação a alunos vencedores da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Competição educativa tem o objetivo de promover o conhecimento sobre o uso eficiente da energia. Receberam o prêmio estudantes de uma escola de Assaí e duas de Curitiba.
23/12/2022 - 10:10

Estudantes de Assaí e Curitiba que se destacaram na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) receberam nesta quinta-feira (22) a premiação do evento, que teve como objetivo promover o conhecimento sobre o uso eficiente da energia e formas de combater o seu desperdício.

O Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Assaí, no Norte do Estado, destacou-se por concentrar o maior número de medalhistas da competição na área de concessão da Copel. Para celebrar o feito, houve cerimônia de entrega das 50 medalhas conquistadas pelos estudantes de 8º e 9º anos da instituição.

No evento de premiação, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Mayra Moraes, parabenizou os alunos e agradeceu à organização da Olimpíada pela oportunidade: “A Copel sempre foi parceira da educação. Agradecemos a oportunidade dada a esse colégio que batalha e dá frutos, despertando e auxiliando na construção de conhecimento”, declarou.

A diretora do colégio, Leda Koguishi Utiamada, destacou ainda a importância da competição para o aprendizado sobre sustentabilidade. “Nossos estudantes são jovens protagonista, e é com muita alegria que encerramos o ano com esta celebração. Foi muito importante essa ação ocorrida na escola, com foco no cuidado com o planeta. Houve trabalho e estudo, e o que fica de mais importante é o aprendizado”, disse.

A professora de Ciências Cristiane Carvalho Garcez, que coordena a área de Ciências da Natureza na escola, elogiou a forma interativa como o conteúdo foi trabalhado na competição. "Entre as atividades, os alunos tinham um orçamento para montar uma residência, escolhendo comprar os eletrodomésticos mais eficientes. Depois, experimentavam a rotina de uso desses equipamentos. Isso nos deu a oportunidade de conversar bastante a respeito do uso eficiente da energia", afirmou.

Ela conta que a participação na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética trouxe efeitos práticos para o dia a dia na escola. Agora os alunos estão atentos ao desligamento de aparelhos quando deixam a sala de aula, como por exemplo os climatizadores recém-instalados. Além dela, as professoras Estephanie Karoline Pauliv Ferreira e Silva e Edilaine Bernardo Nogueira apoiaram os alunos durante a ONEE 2022.

A Copel esteve representada pelo gerente da Agência Cornélio Procópio, que agradeceu a participação do colégio e destacou a importância da dedicação das pessoas para a construção de um ensino de qualidade. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável dedicado à Educação de Qualidade é um dos eleitos como prioritários pela Copel na agenda 2030 estabelecida pela ONU.

CURITIBA – O evento de premiação realizado em Curitiba teve a participação do primeiro colocado na área de concessão da Copel, Vitor Hoffmann Vieira, e de 12 medalhistas dos colégios Santo Anjo e Militar. Vitor declarou estar muito feliz, não só por ter ficado em primeiro lugar, mas também pela experiência vivida.

“O que ficou para mim é que estudar vai ser a única chave par ao sucesso, na minha vida e na de qualquer um”, disse. E deu o recado sobre a necessidade de aplicar o conhecimento adquirido: “As provas e esses desafios que a gente passa, a gente tem que colocar em prática”.

Medalhista de ouro do Colégio Militar, a estudante Elana Campos Blaszcyk destacou que a diferença desta olimpíada para outras competições educativas de que já participou é a gamificação. “Foi a primeira vez que eu vi isso. Não deixa as atividades ficarem chatas, foi bem divertido. O tempo na atividade passou muito rápido”, afirmou.

Ela conta ter gostado especialmente da atividade que propunha equipar uma casa com equipamentos elétricos. “Achei essa experiência muito legal, porque um dia você vai comprar a sua casa e vai ter que mobiliar ela. E aí você vai ter que cuidar dela, pensar em economia. É um conhecimento bem importante”, relatou.

MEDALHISTAS – A competição educativa teve 2,6 mil inscritos no Paraná, e 306 medalhistas, sendo 78 medalhas de ouro, 121 de prata e 107 de bronze. A relação completa dos contemplados pode ser vista na página www.onee.org.br.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal, entre elas a Copel. Na área de concessão da distribuidora paranaense, a coordenação pedagógica ficou a cargo dos professores Hermes Irineu e Maurici Luzia Charnevski del Monego.

Os participantes tiveram um curso de três módulos, que contemplaram temas como a energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.