Copel inaugura moderno centro de operação e novo complexo de geração eólica

As equipes que atuam no Centro de Operação de Geração e Transmissão (COGT) são responsáveis por comandar de forma remota e centralizada, 24 horas, as dezenas de usinas e subestações e milhares de km de linhas de transmissão de energia da empresa.
Publicação
20/12/2022 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel inaugurou na tarde desta terça-feira (20) as novas instalações do Centro de Operação de Geração e Transmissão (COGT) da Companhia, em Curitiba. As equipes que atuam no Centro são responsáveis por comandar de forma remota e centralizada, 24 horas, as dezenas de usinas e subestações e milhares de km de linhas de transmissão de energia da empresa.

A cerimônia de inauguração dessas novas instalações aconteceu simultaneamente em Curitiba e Foz do Iguaçu. Nas dependências do novo Centro de Operação estavam o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Carlos Bertol, e a diretora da Aneel, Agnes de Aragão da Costa, além de funcionários. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, e o presidente da Copel, Daniel Slaviero, participaram da cerimônia de forma virtual.

Governador faz última vistoria na Ponte da Integração, que está concluída“Esse novo Centro traz mais modernidade e inovação para a atividade da Copel, que tem se destacado nos últimos anos justamente por isso. Com o Rede Elétrica Inteligente e o Paraná Trifásico, a Companhia executa os maiores investimentos tecnológicos da sua história”, destacou o governador Ratinho Junior.

Na década de 1950, a Copel foi pioneira na operação à distância de usinas no Brasil. Em 1972, a empresa já contava com um Centro de Operação do Sistema. Mais tarde, em 2001, foi criado o Centro de Operação de Geração e, em 2013, essas estruturas foram unificadas no COGT que passou a coordenar a operação das instalações de transmissão de energia a teleoperação de usinas e sistemas associados. Em 2016, a Companhia adotou também a operação remota e centralizada no COGT das subestações localizadas em diferentes regiões do PR.

O COGT funcionava desde 2013 em outra propriedade da Copel em Curitiba e, este ano, ganhou a sede nova, no maior polo da empresa, no bairro Mossunguê. O Centro passou também por um grande projeto de modernização do sistema de supervisão e controle de usinas, linhas e subestações que integrou as diferentes plataformas usadas até então e centralizou o armazenamento de dados.

“É um investimento para a Copel permanecer na vanguarda da operação do sistema de geração e transmissão de energia, com plenas condições de desempenhar o trabalho com mais eficiência, qualidade e segurança”, destacou Bertol.

Atualmente, o COGT conta com a atuação de aproximadamente 80 profissionais experientes e altamente capacitados nas atividades de engenharia de operação, hidrologia, estudos elétricos, análises de ocorrências no sistema, apuração de dados de geração e transmissão, programação de manutenções com paradas de máquinas e desligamento de rede, além de estudos para entrada de novas subestações e linhas de transmissão no Sistema Interligado Nacional.

“A Aneel vê com bons olhos esses investimentos da empresa em novas tecnologias para trazer inteligência para a tomada de decisão na operação”, disse Agnes da Costa.

-
Foto: Copel


COMPLEXO EÓLICO – Durante a evento, a Copel celebrou também a entrada em operação comercial do Complexo Eólico Jandaíra, iniciada em outubro deste ano – mais de dois anos antes do início do prazo previsto nos contratos de venda de energia firmados em 2019, quando a Companhia venceu o leilão de concessão do empreendimento promovido pela Aneel. O Complexo fica no Rio Grande do Norte e tem 26 aerogeradores com potência total de 90,1 MW, operados à distância, a partir do COGT.

“Todos os investimentos que a Copel têm feito são sempre visando aumentar a competitividade da empresa para se manter entre as melhores do setor elétrico brasileiro”, afirmou Daniel Slaviero.

Com a conclusão dessa obra, a Copel avança no crescimento focado em energias renováveis, explorando a principal fronteira de geração eólica do país, com mais de 1 gigawatt de potência instalada em 47 parques eólicos. “O Ministério de Minas e Energia trabalha em uma agenda consistente de transição energética com presença crescente de fontes renováveis e a Copel certamente estará à frente desse processo”, completou o ministro Adolfo Sachsida.

GALERIA DE IMAGENS