Copel é destaque no Selo Clima Paraná 2022 na categoria mercado externo

Nesta edição o processo de avaliação ampliou os requisitos exigidos, englobando na categoria Mercado Externo, em que a Copel concorreu, outros critérios, além do atendimento à Política Estadual de Mudança Climática.
06/12/2022 - 17:40

A Copel conquistou mais uma vez o Selo Clima Paraná, que reconhece o protagonismo de empresas e agentes públicos em questões estratégicas na área da sustentabilidade. Nesta edição o processo de avaliação do selo ampliou os requisitos exigidos, englobando na categoria Mercado Externo, em que a Copel concorreu, outros critérios, além do atendimento à Política Estadual de Mudança Climática.

Foram avaliados também os compromissos com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os desafios das Campanhas Race to Zero e Race to Resilience e a Declaração de Edimburgo.

A Copel conquistou a maior pontuação prevista nos itens de avaliação, sendo reconhecida com o Selo Clima Paraná na Categoria A – mercado externo. Esta categoria tem uma avaliação mais ampla do que a Mercado Interno e recebe um selo que também tem validade internacional. A entrega foi na segunda-feira (05), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

De acordo com o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, o desempenho alcançado é resultado do esforço despendido ao longo de vários anos. “Esse ano vivenciamos um momento único no aprimoramento da sustentabilidade no Paraná. A mudança da metodologia do Selo Clima Paraná mostra que as questões ESG estão ganhando notoriedade no meio empresarial e, também, dentro do planejamento das ações do Estado e da sociedade”, disse.

“O recebimento do Selo Clima, na categoria A, é um reconhecimento do bom trabalho realizado pela Copel nos últimos anos e demonstra o compromisso em avançar, cada vez mais, no desenvolvimento dentro dos pilares ESG”, avaliou.

A Copel tem trabalhado em busca de uma economia cada vez mais sustentável, e elabora anualmente um inventário de gases de efeito estufa, que monitora a efetividade do Plano de Neutralidade de Carbono, que tem o objetivo de reduzir as emissões de gases e compensar as emissões residuais até 2030. A ação é parte do compromisso da empresa enquanto signatária do Pacto Global das Nações Unidas. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU está a Ação contra a Mudança do Clima.

VALORIZAÇÃO – A dedicação a temas relacionados à sigla ESG – que representa os cuidados com meio ambiente, responsabilidade social e governança, tem recebido cada vez mais a atenção do mercado e se consolidado como critério para investimentos. Prova disso são os índices de sustentabilidade e de carbono eficiente instituídos pela bolsa de valores de São Paulo, a B3. Ambas as carteiras são integradas pela Copel.