Copel divulga série de vídeos educativos sobre consumo consciente

A iniciativa faz parte do programa corporativo Ecoeficiência, criado em 2014 para promover práticas de sustentabilidade e de consumo consciente nas instalações internas da empresa.
Publicação
01/12/2022 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Reduzir o desperdício no consumo da energia elétrica e de outros insumos essenciais é uma das principais medidas recomendadas pela Agenda 2030 definida pela ONU para a preservação dos recursos naturais do planeta. Para contribuir na orientação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Copel tem implantado ações práticas e também produzido conteúdos abertos.

A produção mais recente é uma série de vídeos educativos sobre como tornar mais eficiente o consumo de energia, água, combustíveis e papel. Os vídeos estão disponíveis no canal da Companhia no YouTube.

A iniciativa faz parte do programa corporativo Ecoeficiência, criado em 2014 para promover práticas de sustentabilidade e de consumo consciente nas instalações internas da empresa. Com o passar do tempo, o conteúdo foi incorporado aos materiais que são levados para as escolas e a outras plataformas de comunicação digital.

Todas as ações estão diretamente ligadas ao ODS 12, que tem como meta alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030. Isso envolve reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Entre os temas tratados, o uso eficiente da energia ganha destaque e foi tema de uma campanha pela redução do consumo na própria Copel, ao longo de 2022. As ações envolveram atividades de sensibilização, além de medidas práticas, como a troca de 3.750 lâmpadas por LED e a instalação de 1.030 sensores de presença. O resultado foi uma redução estimada em 23% no consumo de energia nos prédios próprios da empresa, em comparação com a quantidade verificada anteriormente à pandemia.

A Copel também incentiva o uso eficiente da energia na comunidade, por meio do Programa de Eficiência Energética, que há mais de 20 anos financia a troca de equipamentos que desperdiçam energia, e promove ações de educação sobre o tema, sob regulação da Aneel.

Um dos exemplos envolve os projetos em execução para a substituição de lâmpadas na iluminação pública nos municípios de Francisco Beltrão e Cambará. Também devem iniciar em breve as trocas de equipamentos para garantir economia no consumo em 41 complexos médicos de 33 municípios que tiveram projetos aprovados em chamada pública do programa.

OLIMPÍADA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Outra iniciativa que teve adesão expressiva na área de concessão da Copel foi a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. O evento é dedicado a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, e aconteceu pela primeira vez no Paraná entre os meses de outubro e novembro deste ano. Os premiados serão divulgados em breve, em um resultado que trará mais de 300 medalhistas, em 29 cidades do Estado.

GALERIA DE IMAGENS