Como nasce um museu: Notícia Boa fala sobre a implantação do Centro Pompidou Paraná

A jornalista Ana Tigrinho conversa com a diretora de Implantação do Centro Pompidou Paraná, Carolina Loch, e o coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria da Cultura, Cauê Donato. Eles contam como foram as primeiras conversas, ainda em 2020, para trazer uma antena do famoso museu parisiense ao Paraná, até o processo de construção do espaço.
Publicação
12/06/2025 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Implantar um museu internacional de arte do zero no extremo Oeste do Paraná: é sobre este desafio que a equipe da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o renomado Centre Georges Pompidou, da França, está se debruçando há quase cinco anos. O destaque do podcast Notícia Boa Paraná, que entrou no ar nesta quinta-feira (12) no YouTube e no Spotify do Governo do Estado, é a oficialização da construção do Centro Pompidou Paraná, em Foz do Iguaçu.

Para falar sobre como nasce um museu, a jornalista Ana Tigrinho recebe a diretora de Implantação do Centro Pompidou Paraná, Carolina Loch, e o coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria da Cultura, Cauê Donato. Eles contam como foram as primeiras conversas, ainda em 2020, para trazer uma antena do famoso museu parisiense ao Paraná, a primeira das Américas, até o processo de construção do espaço, que leva em conta pilares como ecologia e a escuta da população do entorno.

O contrato que oficializou a instalação do museu foi assinado no final do mês passado, em Paris, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon. O ato marcou uma nova etapa na parceria firmada em 2022 com a instituição francesa e reconhece Foz do Iguaçu como parte da estratégia internacional do Pompidou, que mantém unidades em cidades como Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Xangai (China), Alula (Arábia Saudita) e, em breve, Seul (Coreia do Sul).

A ideia é fazer do museu um espaço de conexão com a arte latino-americana, já que ficará localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Outra proposta diz respeito à ligação com a natureza, fazendo um intercâmbio com as Cataratas do Iguaçu.

Isso se vê já no projeto arquitetônico, que ficou a cargo do arquiteto paraguaio Solano Benítez, Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2016, propondo uma construção que se integre ao território e valorize soluções de baixo impacto ambiental.

O espaço contará com uma praça pública, salas de exposição, áreas para espetáculos, ateliês educativos, biblioteca de pesquisa, laboratórios artísticos, loja e restaurante. A expectativa é que o projeto final seja apresentado no segundo semestre deste ano, quando também deve ocorrer a licitação para definir a empresa responsável pela execução das obras.

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação e vai ao ar quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no YouTube, o podcast é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira este episódio:

GALERIA DE IMAGENS