Podcast Notícia Boa fala sobre literatura e as curiosidades da Biblioteca Pública do Paraná

Os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam no estúdio com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, e com a professora de Literatura e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras, Marta Morais da Costa, que há décadas frequenta a instituição. 
Publicação
15/05/2025 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um bate-papo entre leitores, falando sobre livros, dá o tom do episódio que vai ao ar nesta quinta-feira (15) do podcast Notícia Boa Paraná. O assunto é a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que em 2025 completa 168 anos como uma das mais frequentadas do País, responsável pelo empréstimo de cerca de 500 livros por dia. O episódio está disponível no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam no estúdio com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, e com a professora de Literatura e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras, Marta Morais da Costa, que há décadas frequenta a instituição. 

Nesses 168 anos de história, a BPP já teve 13 sedes, mas há 70 anos, desde 19 de dezembro de 1954, ocupa o imóvel de 9 mil metros quadrados localizado na Rua Cândido Lopes, no Centro de Curitiba. Conta com um acervo de 730 mil itens, entre livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais multimídias, além de ter 230 mil leitores cadastrados. 

A Biblioteca Pública foi criada pelo então vice-presidente da Província do Paraná, José Antônio Vaz de Carvalhaes, em 7 de março de 1857, no Lyceu de Coritiba. A princípio a proposta era formar pequeno acervo com “obras mais convenientes aos estudos das matérias ensinadas no Lyceu”, que se adequou ao longo dos anos para se tornar um espaço de interação entre as pessoas e o universo do conhecimento.

Para tornar o acesso à leitura relevante e atualizado, o espaço público conta com uma série de ações voltadas à formação de leitores, com bate-papo com escritores, lançamentos de livros, contação de histórias, cinema e o jornal Cândido, publicado mensalmente com temas relacionados ao universo literário.

O espaço também é referência quando o assunto é inclusão. A BPP tem uma das seções de Braille mais longevas e amplas do País, com mais de 30 mil títulos, entre livros, audiolivros, e-books, revistas, boletins e folhetos em versão adaptada. Desde 1969, oferta títulos para cegos e pessoas com visão reduzida, sendo precursora em utilizar recursos para aumentar seu acervo. 

NOTÍCIA BOA O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, o podcast é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira este episódio:

 

GALERIA DE IMAGENS