Com novidade no formato, Unicentro aplica Vestibular para mais de 5 mil pessoas

A Unicentro oferta 1.254 vagas, distribuídas em 40 cursos lotados em três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e também nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.
Publicação
14/03/2022 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Unicentro abriu as portas neste domingo (13) para receber os candidatos do Vestibular 2022. No total, a prova foi aplicada a 5.017 vestibulandos. Nesta edição, houve alteração no número de cidades que receberam os candidatos ao concurso. Além de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis, a prova também foi aplicada em Londrina e Cascavel.

A inclusão desses dois novos locais se deu porque, pela primeira vez, a universidade realizou o processo seletivo com as provas concentradas em um único dia, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala.

“A alteração de dois dias para um aconteceu porque muitos vestibulandos tinham dificuldade em participar do segundo dia de prova porque sempre ocorria em um dia útil. Realizados alguns estudos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão chegou à conclusão de que seria importante dar essa oportunidade a pessoas que não poderiam fazer o vestibular caso as provas ocorressem em dois dias”, explica o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

“Nós estendemos um pouco o horário – de quatro para cinco horas. Também mudamos o formato do vestibular, em função de ser apenas em um dia, modificamos o número de questões por disciplina. No total, temos 60 questões agora, mais a redação”, acrescenta a coordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

A Unicentro oferta 1.254 vagas, distribuídas em 40 cursos lotados em três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e também nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis. Os cursos que tiveram mais procura nesta edição foram Administração-noite, em Guarapuava; Medicina, também em Guarapuava; e Psicologia, em Irati. Dos inscritos para o Vestibular 2022, 45,63% têm entre 18 e 20 anos; 68,02% do público é feminino; e 85,60% reside no Paraná.

EXEMPLOS – Bruno Kusiak dos Santos veio de Palmeira para Guarapuava e aprovou a alteração da realização da prova para um único dia. “Isso melhora bastante. Você vem, faz a prova no dia, fica totalmente concentrado nesse dia e não tem aquela ansiedade, aquele desespero pelo segundo”, avalia o candidato.

Em busca de uma vaga no curso de Fisioterapia, Bruno conta que escolheu a Unicentro para cursar o ensino superior por considerá-la uma excelente universidade. “Eu tentei estudar um pouco sozinho, fiz um cursinho para fazer uma revisão de tudo e fazer uns exercícios a mais, e a ajuda de alguns amigos, que também teve aquela troca de ideias, sempre se ajudando”, conta.

Ana Clara Gemignani, de Itapeva, interior de São Paulo, se preparou para disputar uma das vagas do curso de Medicina. “Eu estou estudando faz tempo já. Faço cursinho já há dois anos e estou nessa preparatória. Estou confiante”, destaca.

A alta concorrência do curso de Medicina (111/vaga) não assustou Dozalina Federle. Aos 52 anos, a candidata, que já trabalha na área da saúde, também quis tentar uma vaga. “Eu procurei, dentro do possível, me preparar. A gente vem fazer o vestibular com um pouco mais de calma, mais confiança, não tem tanto aquela expectativa intensa como quando se é bem jovem”, avalia.

Aos candidatos e futuros acadêmicos, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destaca que a universidade está preparada e de portas abertas para recebê-los. “Vocês vão encontrar essa universidade voltada não somente ao técnico, não somente ao conhecimento profissional, mas também ao conhecimento humano. Uma universidade com vários projetos, tentando auxiliar no desenvolvimento da região, do estado, enfim, do país. Essa é a nossa Unicentro – uma Unicentro de todos, para todos, pensando no bem comum”, ressalta.

PROTOCOLO – Todos os locais de prova seguiram um protocolo de biossegurança, com o objetivo reduzir os riscos de disseminação da Covid-19 durante o processo seletivo. As medidas incluíram o uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, durante toda a permanência dos candidatos nos locais de prova, além da orientação para manter as mãos higienizadas com o uso de álcool 70%. As salas também foram organizadas para ter o distanciamento de, pelo menos, um metro entre os estudantes.

A adoção dos protocolos garantiu que o todo o processo ocorresse conforme o esperado. A divulgação do resultado será a partir do dia 20 de abril. Já os gabaritos serão divulgados nesta segunda-feira (14) e podem ser conferidos no site do vestibular.

GALERIA DE IMAGENS