Governo começa a promover o 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

11/03/2022 - 15:30

O Governo do Paraná iniciou uma série de ações promocionais do 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, com foco na ampla divulgação da premiação. Nessa quinta-feira (10), a equipe da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) visitou os pró-reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que conta com 13 campi distribuídos por todas as regiões do território estadual.

Considerada uma das principais iniciativas de incentivo e reconhecimento científico e tecnológico do Brasil, o prêmio vai conceder mais de R$ 254 mil para professores pesquisadores e extensionistas e estudantes de graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica do Paraná. Nesta edição, serão avaliados trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, incluindo as respectivas subáreas.

A UTFPR reúne 14 programas de pós-graduação e 26 cursos de graduação com possibilidade de inscritos na premiação deste ano. Os estudantes de mestrado e alunos de bacharelado, licenciatura e tecnologia estão nos campus Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

O prêmio conta ainda com uma categoria para inventores independentes, que contempla autores de projetos inovadores desenvolvidos em Agências de Inovação e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das instituições paranaenses de ensino e pesquisa. Entre esses potenciais candidatos estão os empreendedores assistidos pelas incubadoras da UTFPR.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, professora Claudia Regina Xavier, essa premiação representa um marco para visibilidade dos estudos desenvolvidos em diferentes laboratórios e grupos de pesquisa. “É importante motivar os pesquisadores em suas carreiras acadêmicas para traduzirem os trabalhos de pesquisa científica em linguagem acessível à comunidade, proporcionando as condições necessárias para que sigam desenvolvendo ciência e tecnologia”, destaca.

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, professor Jean-Marc Stéphane Lafay, a premiação fortalece e incentiva novos métodos de ensino. “As novas tecnologias e metodologias de ensino revelam um perfil mais protagonista dos acadêmicos de gerações recentes, que utilizam métodos científicos como base de análise para resolução de problemas reais, contribuindo assim para a inserção da pesquisa de forma cada vez mais precoce nos cursos de graduação”, afirma.

Estimativas apontam que o Paraná soma, aproximadamente, 20 mil doutores, 22 mil mestres e um número expressivo de pesquisadores com outros níveis de qualificação.

As próximas ações estão sendo articuladas para as sete universidades estaduais do Paraná, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também sinalizou a divulgação do prêmio entre pesquisadores, professores, estudantes e empreendedores incubados.

PREMIAÇÃO – Em sua 35ª edição, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem como objetivo destacar as ações de pesquisa e extensão e estimular a produção científica e tecnológica desenvolvida em todo o Estado. São cinco categorias para as duas áreas do conhecimento: Pesquisador; Pesquisador-extensionista; Estudante de Graduação; Inventor Independente; e Jornalismo Científico.

Essa última modalidade é exclusiva para jornalistas com reportagens pautadas em ciência, tecnologia e inovação, veiculadas em meios de comunicação (emissoras de TV e rádio, jornais impressos, portais de notícias e revistas) localizados em um dos 399 municípios paranaenses.

PRESENÇAS – Além dos pró-reitores da UTFPR participaram do encontro o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Roberto Molina de Souza; o diretor de Extensão, Fernando Molin; a diretora adjunta de Comunicação, professora Ana Paula Carvalho da Silva Ferreira; a chefe do Departamento de Comunicação, Katsuk Suemitsu Ofuchi; o assistente da Agência de Inovação, Pedro de Abreu Ribeiro; a coordenadora de Comunicação da Seti, Irvana Chemin, e os assessores Dineia Freitas (Ciência e Tecnologia) e Cristiano Sousa (Comunicação).