Com apoio do BRDE, programa Dev The Devs promove live sobre carreira e protagonismo

A psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen, falou a respeito de trajetória de carreira, futuro e protagonismo no mercado de trabalho. Programa consiste em um curso de formação básica de desenvolvedores de sistemas, gratuito e online para adolescentes da rede pública.
Publicação
27/10/2022 - 14:00
Editoria

Com o tema “Propósito e projeto de vida”, a live do programa Dev The Devs, um curso de formação básica de desenvolvedores de sistemas, gratuito e online para adolescentes da rede pública de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi realizada nesta quarta-feira (26). A psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen, falou a respeito de trajetória de carreira, futuro e protagonismo no mercado de trabalho.

O Dev The Devs é promovido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e pelo Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), com apoio de governos e organizações.

Ana Cecília Petersen apresentou o projeto PUCRS Carreiras, que tem como objetivo fortalecer o elo entre a universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade dos alunos e da comunidade, oferecendo estágios, vagas efetivas, capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento de carreira. A psicóloga diz que uma carreira não começa junto com o primeiro dia de estágio, mas é formada desde o colegial, pelas experiências acadêmicas e o que se constrói com elas.

“A partir do século XXI, o mundo dos negócios trouxe uma série de fatores que obrigaram empregados e empregadores a saírem da zona de conforto para adentrar um mercado mais competitivo, carreira não é mais considerada a combinação de feitos e aptidões. E sim, as escolhas, valores e uma série de outras questões ligadas a cada pessoa. Tem a ver com o que desempenhamos através de nossas escolhas”, disse.

Ana fez a seguinte provocação com a audiência da live: “O que faz uma pessoa ser mais atrativa para uma empresa?”. Após ouvir as variadas respostas enviadas por aqueles que a assistiam, responde ser tanto o viés comportamental, como comunicação e proatividade, quanto o conhecimento técnico, como ferramentas e linguagens de programação.

A consultora também fala do protagonismo na sua própria história, que é a autorresponsabilização dos acontecimentos, assim como o autoconhecimento, o que ajuda o trabalhador a ser o melhor possível na área onde atua.

O programa está em sua segunda edição no Rio Grande do Sul e abrange atualmente os estados paranaense e catarinense, destinado a alunos a partir de 16 anos, regularmente matriculados em escolas públicas do Ensino Médio. O curso tem a duração de 14 semanas e é certificado.

GALERIA DE IMAGENS