Com Agência de Inovação e Escritório de Projetos, Unioeste acelera desenvolvimento regional

Instalada no campus da instituição em Cascavel, a Ageuni tem como objetivo incentivar o desenvolvimento socioeconômico local e aumentar a competitividade das empresas, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.
09/02/2023 - 18:30

O Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oficializou nesta quinta-feira (9) a governança da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), instalada no campus da instituição de ensino superior, em Cascavel. O objetivo é incentivar o desenvolvimento socioeconômico local e aumentar a competitividade das empresas, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

Idealizada pela Seti, a Ageuni está alinhada com o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, ligada ao Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade. A iniciativa contempla quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; empreendedorismo e inovação; e desenvolvimento regional sustentável.

Desde o ano passado, foram implantadas unidades da Ageuni nos núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cada uma das sete universidades estaduais. O intuito é apoiar iniciativas locais e regionais, com foco na realização de projetos de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a Ageuni foi pensada para apontar os potenciais de inovação com foco no desenvolvimento regional. “Essa é uma estratégia para conectar os nossos ativos tecnológicos com as demandas da sociedade paranaense. A partir da governança da agência esperamos conhecer as necessidades do setor produtivo regional para atuar com assertividade”, afirmou.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, reforçou o papel da universidade ao desenvolvimento local e regional. “Essa parceria entre a academia e o setor produtivo é fundamental para acelerar o desenvolvimento da nossa região. A agência vai buscar as soluções e os interlocutores para atender as demandas locais e avançar cada vez mais rápido”, disse.

A capilaridade regional das universidades estaduais é considerada essencial para uma sinergia entre os diversos atores e ecossistemas de inovação, com impacto no fortalecimento das relações entre os setores produtivos acadêmico e empresarial. No ano passado, o governo sancionou o decreto nº 10.769/2022 que regulamenta a Ageuni.

OBRAS PÚBLICAS – A Seti e a Unioeste também assinaram documento para o início das atividades do Escritório de Projetos de Engenharia (Projetek), ligado à Ageuni. Esse escritório acadêmico vai atender, exclusivamente, demandas para elaboração de projetos de obras públicas e de infraestrutura urbana, dos municípios de pequeno porte com até 30 mil habitantes e que não dispõem de setores de projetos.

No local, estudantes e profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo utilizam a tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre). Essa tecnologia possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações. A ideia é executar as obras em tempo hábil, evitando gastos extras para os cofres públicos municipais.

A expectativa é atender 46 cidades da região Oeste do Paraná. O portfólio de serviços abrange empreendimentos como creches, escolas e postos de saúde, além de drenagem e pavimentação de ruas.

GOVERNANÇA – Para assegurar o pleno funcionamento do programa, a governança da Ageuni é exercida por um comitê de gestão, composto por representantes das secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Fazenda, do Planejamento e das universidades estaduais, além de parceiros locais e regionais.

Em Cascavel, o comitê reúne as seguintes instituições: Associação dos Municípios do Paraná (AMP); Federação da Agricultura do Estado (Faep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (Faciap); Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (Fetranspar); Federação das Indústrias do Estado (Fiep); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio); Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).