Pela primeira vez, Unioeste disponibilizou provas do vestibular em Braille

A transcrição e a impressão do conteúdo totalizaram 196 páginas impressas, com todos os símbolos, palavras gregas, tabela periódica e figuras em relevo, garantindo provas iguais as dos demais candidatos. Toda grafia usada foi atualizada conforme exige o Ministério da Educação.
Publicação
09/02/2023 - 08:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) disponibilizou a prova do vestibular totalmente escrita no sistema Braille para uma candidata com deficiência visual que disputa uma vaga no curso de Fisioterapia ofertado no Campus de Cascavel.

A coordenação da banca especial do Concurso Vestibular 2023 da instituição, atendendo um pedido feito pela candidata Tatiana Regina Gonçalves, 49 anos, trabalhou para garantir que a mesma prova dos demais candidatos fosse disponibilizada integralmente em Braille, dando autonomia e segurança para a vestibulanda.

A redação também foi adequada à necessidade da candidata que a fez pelo sistema Dos Vox, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando uso de computadores por deficientes visuais, o que possibilita um alto grau de independência no estudo e no trabalho

Segundo o assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste, Ivã José de Pádua, o trabalho de transcrição e impressão da prova foi feito em conjunto com a professora Patricia Zanetti e, no total, foram impressas 196 páginas de provas. “Garantimos que todos os símbolos, palavras gregas, tabela periódica em relevo, língua estrangeira e figuras em relevo fossem igualmente descritos para escrita e leitura da candidata”, disse. Toda grafia usada foi atualizada conforme exige o Ministério da Educação.

Tatiana, que já é graduada em Serviço Social, conta que sempre fez provas em Braille tanto em concursos vestibulares como para concursos públicos. Na Unioeste, ela conseguiu concluir a prova dentro do limite de horário imposto. “O Braille para mim é algo normal, fui alfabetizada pelo sistema e desenvolvo com agilidade e me concentro melhor com esse sistema. Todas as provas de concurso que fiz foram em Braille e isso deveria ser comum a todos”, comentou.

BRAILLE – Oficializado em 1852, o Sistema Braille é um código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual para que esse público tenha acesso à escrita e a leitura.

GALERIA DE IMAGENS