Com 10 mil alunos, Unespar comemora 10 anos em 2023

02/03/2023 - 10:00

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) completará 10 anos em 2023. O credenciamento ocorreu por meio da Lei nº 17.590, de 12/06/2013, e pelo Decreto nº 9.538, de 05/12/2013. A Unespar é jovem, mas sua origem remonta a instituições centenárias, pois nasceu da junção de sete faculdades estaduais e da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê.

Para celebrar este marco, a instituição realizará, a partir de março, uma série de campanhas e eventos que prestigiam a sua história e sua identidade multicultural, como eventos em todas as sedes. Para tanto, foi instituída uma comissão que será responsável pela realização das celebrações alusivas aos 10 anos da Unespar ao longo do ano.

Uma das primeiras ações é a entrega de uma agenda comemorativa à equipe administrativa da universidade, que contempla uma breve história de cada câmpus, bem como curiosidades sobre as cidades onde a Unespar está inserida (Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e São José dos Pinhais-Guatupê), de modo a ilustrar a riqueza cultural e a pluralidade que a caracterizam.

“Como primeira reitora mulher da Unespar, sinto-me honrada em comemorar a primeira década de uma instituição cuja trajetória é marcada pela história das antigas faculdades que a originaram. São muitas histórias e tantas memórias de pessoas que contribuíram para chegarmos neste marco. São dez anos de uma universidade que cresce em qualidade de ensino, pesquisa e extensão, e em número de cursos ofertados para a formação profissional em diversas áreas do conhecimento humano”, afirma a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino.

Atualmente a Unespar conta com sete campi em seis cidades, 75 cursos de graduação e mais de 10 mil estudantes de graduação e pós-graduação, atingindo 150 municípios que, juntos, formam uma população média de 4,5 milhões de pessoas.