Prazo para inscrição no vestibular unificado das universidades estaduais é prorrogado

Nova data limite é 20 de março. São 2.292 vagas para 13 cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EAD). Na inscrição, os candidatos devem escolher um polo de apoio presencial entre Curitiba e 47 cidades do Interior.
28/02/2023 - 17:00

O prazo para inscrição no vestibular unificado das universidades estaduais do Paraná foi prorrogado para 20 de março. São 2.292 vagas para 13 cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EAD). Na inscrição, os candidatos devem escolher um polo de apoio presencial entre Curitiba e 47 cidades do Interior paranaense para o desenvolvimento das atividades presenciais. A taxa de inscrição é R$ 92.

No total, são sete cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, História, Letras Português-Inglês, Matemática e Pedagogia; cinco cursos de tecnologia em Gestão Pública; e um curso de tecnologia em Segurança Pública. As vagas estão distribuídas entre as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).

Parte das vagas nos cursos de licenciatura está reservada para professores que atuam na educação básica e parte daquelas nos cursos tecnológicos para servidores públicos. Além da ampla concorrência, os candidatos podem ingressar pelo sistema de cotas sociais e raciais, que contempla pessoas negras, estudantes que concluíram o nível médio em escolas públicas e pessoas com deficiência (PCD).

Os alunos aprovados terão acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), recursos digitais e diversos materiais didáticos para facilitar o aprendizado.

PROVAS – A nova data para aplicação das provas do vestibular unificado 2023 é 16 de abril, em Curitiba e outros 19 municípios: Bela Vista do Paraíso; Cascavel; Cerro Azul; Engenheiro Beltrão; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Ivaiporã; Jacarezinho; Laranjeiras do Sul; Londrina; Maringá; Paranavaí; Pato Branco; Ponta Grossa; Pontal do Paraná; São João do Ivaí; Siqueira Campos; Telêmaco Borba; e Umuarama.

Ao todo, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais com múltiplas alternativas, incluindo língua estrangeira (espanhol ou inglês), conforme conteúdo programático disponível no Manual do Candidato, e uma redação.

PARCERIA – O vestibular unificado é realizado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), que reúne os centros de EAD das sete universidades estaduais. Os cursos têm apoio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Serviço:

Vestibular Unificado das Universidades Estaduais do Paraná 2023