Celepar implanta sistema que agiliza processos digitais e garante mais segurança virtual

A partir deste mês, a Celepar passa a contar com uma uma rede blockchain. Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável, ou seja, um registro contabilístico público que não pode ser alterado. Ele permite a realização de transações e execução de contratos de forma virtual, de maneira segura e sem intermediários.
05/12/2022 - 13:00

A partir deste mês, a Celepar passa a contar com uma uma rede blockchain, o que representa um avanço inédito na administração estadual. Fruto da capacitação de equipes, a empresa aposta na tecnologia para criar novas soluções com mais agilidade e, ao mesmo tempo, proporcionar segurança nas suas soluções, trazendo benefícios tanto para o cidadão quanto para os órgãos públicos.

Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável, ou seja, um registro contabilístico público que não pode ser alterado. Ele permite a realização de transações e execução de contratos de forma virtual, de maneira segura e sem intermediários. Essa tecnologia traz mais segurança porque trabalha com armazenamento distribuído, criptografia, marcações de tempo e assinaturas digitais.

O anúncio da implantação do sistema foi feita no workshop Blockchain para Negócios, ministrado por Marcos Sarres, CEO da GoLedger, empresa especializada em desenvolver blockchains sob demanda.

“Este é um marco na história da companhia e ilustra a missão de inovação contínua, que está no DNA da Celepar. Apostamos e acreditamos que a tecnologia blockchain possa contribuir com novas oportunidades e serviços, de forma mais ágil e segura”, afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura. "Nós atendemos o setor público e temos que ter esse compromisso de controle sobre dados e ações".

A rede blockchain da Celepar começou a ser construída no ano passado. Foi necessária a atuação e envolvimento de diversas equipes da empresa, com treinamentos e capacitação.  Além disso, integrantes deste grupo participaram de eventos sobre o assunto.

Segundo a Celepar, alguns dos serviços que podem ser desenvolvidos a partir dessa tecnologia são o armazenamento e a autenticação de documentos digitais, a redução de fraudes e o apoio aos órgãos de controle, como a Controladoria-Geral do Estado, e o auxílio a prefeituras municipais para compreender como a população faz uso de seus serviços públicos, com o objetivo de melhorar e automatizar o atendimento.

PRÓXIMOS PASSOS – A Celepar integra um grupo de trabalho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) do mesmo tema, com o propósito de instalar redes de blockchain para armazenar e unir informações importantes para o País. Os próximos passos serão a implantação da ParanaChain, uma rede própria, com o objetivo de proporcionar novas soluções com agilidade e segurança, e integração com o blockchain da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).