Projeto inédito da Celepar para a área da saúde ganha prêmio nacional

Plataforma possibilitou ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) uma gestão automatizada em pontos de controle para monitorar as temperaturas de medicamentos.
Publicação
21/10/2022 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Celepar recebeu nesta semana o Prêmio IoT 2022 da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) com o projeto IoT Celepar, uma plataforma de monitoramento de temperaturas em um galpão do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

A partir do uso de dispositivos conectados, foi possível mapear em tempo real dados que proporcionaram uma gestão automatizada em pontos de controle, facilitando a administração por parte da equipe. A premiação busca reconhecer as melhores iniciativas que estimulem o uso da IoT em diversas áreas da sociedade.

“O monitoramento das temperaturas é fundamental pois garante a qualidade de todos os medicamentos, incluindo as vacinas que são fornecidas pelo Estado, identificando qualquer mudança imediatamente, evitando alterações e até mesmo descarte desses insumos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Temos orgulho de receber um prêmio que contempla tecnologia, ciência, e que ajudou a salvar vidas. Ele também conecta o futuro, pois a Internet das Coisas é muito rica e este case pode ser aplicado em outras demandas do Estado”, afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

INTERNET DAS COISAS – A Internet das Coisas se refere a uma revolução tecnológica que tem como conceito a conexão de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

Tendo em vista a recente chegada do 5G ao Brasil, estima-se que a inteligência de sistemas baseados em Internet das Coisas pode ser aplicada em diversas verticais como mobilidade urbana, saúde, segurança, logística, agro, sistemas hídricos e elétricos.

PRÊMIO – O Prêmio Abinc busca reconhecer as melhores iniciativas que estimulem o uso da IoT em diversas áreas da sociedade, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus negócios e operações, além de ajudar as pessoas a promoverem a divulgação de soluções desse ecossistema, bem como desenvolver soluções para o mercado.

A Abinc foi fundada em dezembro de 2015, como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que se permitisse atuar em todas as frentes do setor de Internet das Coisas.

GALERIA DE IMAGENS