Celepar auxilia DER em licitações para melhorias em infraestrutura tecnológica

23/08/2021 - 15:40

A Celepar implantou, entre junho e julho deste ano, um projeto inédito nos ambientes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Foi feito um diagnóstico completo na infraestrutura física e lógica, parque de hardware e softwares da instituição, além da implantação de soluções inteligentes para gestão de ambientes.

Segundo o coordenador de tecnologia da informação do DER/PR, Altamir Brun, este diagnóstico vai fornecer informações para a execução de licitações que trarão melhorias na infraestrutura do órgão estadual.

Os dados foram reunidos em relatórios que vão ajudar a resolver novos desafios do DER/PR. Ele afirmou ainda que essa iniciativa servirá como balizador para justificar e orientar a contratação de serviços e aquisições de equipamentos tecnológicos em duas licitações que atenderão diversos municípios em que a instituição está presente, desde postos policiais rodoviários até o ferry boat em Guaratuba.

MAPEAMENTO - As equipes técnicas da sede e dos escritórios regionais da Celepar visitaram 27 unidades do DER: o departamento em Curitiba, cinco superintendências regionais, 14 escritórios regionais, seis escolas de trânsito e o ferry boat de Guaratuba.

Somando 400 horas de trabalho, os colaboradores realizaram visitas técnicas, pesquisas de tecnologia e elaboração dos relatórios das unidades, além do relatório conclusivo do projeto.

De acordo com o supervisor do escritório regional de Maringá, Rodolfo Loiola, todos os escritórios regionais da Celepar participaram ativamente do projeto, além da equipe da gerência de gestão de ambientes, com atendimento de forma simultânea e em tempo recorde.

O próximo passo é a entrega oficial da documentação do projeto ao DER para possibilitar a melhoria dos ambientes de TIC.

PROJETO-PILOTO - Este projeto desenvolvido no DER/PR é piloto na validação do serviço de melhoria de ambientes de TIC, proposto pela Celepar. O principal foco é a atuação na causa de possíveis situações tecnológicas, a partir de um trabalho preventivo, que se antecipa aos problemas e pode ampliar a disponibilidade dos serviços públicos disponíveis ao cidadão.

“Assim, a atuação técnica da empresa nos ambientes dos clientes passa pela entrega de maior valor agregado, colocando a melhoria contínua como rotina e aprimoramento da gestão dos ambientes de TIC”, ressaltou Loiola.