Castrapet inicia agenda de 2023 e atenderá 29 municípios em janeiro

A ação começou nesta segunda-feira (9) em São Mateus do Sul. Programa contempla a esterelização gratuita de cães e gatos, conscientização sobre a importância da vacinação, desvermifugação e das visitas periódicas ao veterinário, bem como da guarda responsável.
09/01/2023 - 15:00

O Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). São Mateus do Sul é o primeiro município contemplado em 2023. A ação acontece nesta segunda e terça-feira (9 e 10) e vai beneficiar 326 animais.

O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.

O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.

“Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas”, explica o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “É um braço do governo estadual para as prefeituras, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios”.

O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.

Desenvolvido no início do primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões e chegará a 275 dos 399 municípios do Estado. Os recursos são do tesouro estadual e de emendas parlamentares.

Confira o calendário de janeiro:

São Mateus do Sul (09 e 10)

Rio Sul (11)

Inácio Martins (12)

Apucarana (13)

Bituruna (14)

Arapongas (14)

Querência do Norte (14)

Califórnia (15 e16)

Assis Chateaubriand (16/01)

Honório Serpa (16)

Marilândia do Sul (17)