Biblioteca Pública do Paraná retoma ciclo de encontros com unidades do Interior

Primeiro encontro regional de 2022 foi realizado em Campo Mourão e teve como tema a Biblioteca Pública e a Memória Local. O próximo será em junho, em Cascavel.
10/05/2022 - 14:00

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) retomou o ciclo de encontros com bibliotecários do Interior do Estado, após interrupção do projeto por causa da pandemia. O primeiro Encontro Regional de Bibliotecas Públicas do Paraná de 2022 foi realizado em Campo Mourão, no Centro-Oeste. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello.

Durante os três dias de programação, a equipe da BPP e representantes de nove bibliotecas da região participaram de debates e atividades de formação sobre o tema do ciclo deste ano, “A Biblioteca Pública e a Memória Local”. O segundo encontro da temporada, de um total de quatro, acontece em junho, em Cascavel.

A série de eventos é organizada pela BPP por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná. O sistema é coordenado pela Biblioteca Pública do Paraná e, atualmente, composto por 482 unidades municipais, de todas as regiões do Estado. Além de prestar diversos tipos de assessoramento para as bibliotecas dos municípios, a BPP, por meio do Sistema Estadual, ainda repassa, mensalmente, via correio, kits com livros e outros materiais não utilizados por instituições ou recebidos como contrapartida social de projetos de lei de incentivo.

“Nem sempre lembramos que as bibliotecas têm uma história. Muitas vezes olhamos para o prédio em que estão instaladas na nossa cidade e achamos que simplesmente se materializaram ali. Não podemos esquecer que as bibliotecas são o resultado do trabalho de muitas pessoas, do passado e do presente. Elas são a consequência do trabalho de uma coletividade”, disse o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost.

Os bibliotecários da BPP Marta Sienna, Neiva Minozzo e Bruno José Leonardi também participaram da programação, que ainda incluiu um bate-papo com a escritora local Silvia Novaes Fernandes. “Além dos registros de escritores, periódicos e documentos, falamos sobre os depoimentos de pioneiros, histórias fantásticas e curiosidades de cada município”, conta Marta, chefe da Divisão de Extensão, responsável pela administração do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Para Luciana Demetke Rocha, coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, o encontro proporcionou mais do que a troca de experiências entre profissionais da área. “Eventos como esse nos permitem visualizar outras possibilidades de atividades e interações dentro da biblioteca. Também permitem que repensemos nosso papel na comunidade e o quanto as bibliotecas podem ser instrumentos de formação e construção de uma sociedade mais democrática, com cidadãos conscientes e atuantes”, afirma.

Bibliotecários e instituições interessadas em participar das próximas edições do encontro devem entrar em contato com a Divisão de Extensão da BPP, pelo telefone (41) 3221-4986.