BRDE prospecta novos investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão no Show Rural 2023

13/02/2023 - 18:40

Após liberar R$ 240 milhões em novos negócios a cooperativas, produtores rurais, empresas e a Prefeitura de Cascavel durante a 35ª edição do Show Rural, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) prevê um novo ciclo de investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhões para o Paraná. Esse é o resultado de novas possibilidades de financiamentos prospectadas no evento na região Oeste, principalmente em linhas voltadas à inovação, além das parcerias firmadas com o Iguassu Valley para ações de fomento dessa área.

A participação no Invest Day, a convite do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com uma exposição sobre fundos para inovação no agro, e a atuação do banco nas linhas Finep/Inovacred também foram fundamentais para essa projeção.

“Nós estabelecemos um planejamento estratégico vocacionado ao diálogo com a sociedade, entendendo nossas dificuldades e virtudes, e em cima desse diagnóstico assumimos novos comportamentos. Um deles é o BRDE se tornar o Banco Verde, com direcionamento a projetos sustentáveis, alinhamento com quase 80% de ODS em suas linhas de crédito e assim se posicionar como o maior e melhor banco de desenvolvimento do Sul”, analisou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

Ele lembrou que apenas em 2022 foram gerados R$ 423,9 milhões em investimentos na região Oeste por meio de linhas de crédito do BRDE. O banco alcançou meta histórica em 2022, com R$ 4,4 bilhões em contratações nos três estados do Sul.

SHOW RURAL – A participação no Show Rural contou com a assinatura com a Prefeitura de Cascavel para aquisição de 15 ônibus elétricos, sendo 13 do modelo convencional e dois articulados; assinatura do protocolo de intenções com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária para apoio a projetos de pesquisa tecnológica nos termas propostos pelo Fundo Verde e de Equidade do BRDE; lançamento da quarta edição do BRDE Labs; e encontros com diretores da Cresol e com o cônsul adjunto do Japão, Kazuu Wakaeda, sobre possibilidades de captação de recursos internacionais via JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão.

BALANÇO DO EVENTO – O Show Rural de Cascavel bateu recorde de público em 2023: 384.122 visitantes. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.