Audiência pública discute temas do Plano de Desenvolvimento Integrado de Cascavel

A população conseguiu fazer perguntas e apresentar sugestões sobre a região que envolve 24 cidades. O PDUI é um instrumento urbanístico definido pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015).
24/01/2023 - 18:00

Uma nova etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Cascavel aconteceu nesta terça-feira (24), com a apresentação da proposta em uma audiência pública, que foi transmitida pelo YouTube. A população conseguiu fazer perguntas e apresentar sugestões sobre a região que envolve 24 cidades.

O PDUI é um instrumento urbanístico definido pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015). Seu objetivo é orientar o planejamento e a governança, visando a integração das políticas públicas. Ele ainda está me fase de planejamento e coleta de informações e será encaminhado para a aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná quando concluído.

No encontro, o engenheiro Gustavo Taniguchi, representante da URBTEC, empresa que faz a consultoria sobre os PDUIs, apresentou o relatório do estudo e a necessidade da participação de todos os municípios da região nas discussões, que pretendem melhorar a integração do Oeste.

Ele abordou os processos de gestão de cada uma das três Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) definidas: Planejamento Territorial e Uso do Solo Metropolitano, Mobilidade Metropolitana e Meio Ambiente Metropolitano.

A partir dessas informações, foram propostas mudanças para atender necessidades locais, como deverão ser tratados esses assuntos no futuro, quais as responsabilidades e a projeção de custos para cada integrante na manutenção do Ente de Governança Interfederativa.

Haverá ainda mais uma audiência pública antes da conclusão dos trabalhos.

Além de Cascavel, fazem parte da região Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Nova Aurora, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.