App de georreferenciamento dos municípios é destaque em evento internacional

O programa Sedu/Paranacidade Interativo fornece informações georreferenciadas sobre equipamentos e mobiliário urbano, instalados nos 399 municípios do Paraná, o que pode orientar na criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.
21/03/2022 - 18:00

O aplicativo Sedu/Paranacidade Interativo foi apresentado nesta segunda-feira (21) em evento sobre inovação e sustentabilidade promovido pelo Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional, da União Europeia. O programa conta com a participação de técnicos da província polonesa da Silésia. A apresentação aconteceu no Tecnoparque, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), durante sessão sobre “Soluções Digitais para Governo”.

O programa, que pode ser acessado pela internet, fornece informações georreferenciadas sobre equipamentos e mobiliário urbano, instalados nos 399 municípios do Estado, o que pode orientar na criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.

A ferramenta disponibiliza informações relativas ao planejamento, infraestrutura e equipamentos urbanos. É possível descobrir, por exemplo, a quantidade e os locais onde as lâmpadas de iluminação pública estão instaladas; quais ruas já receberam pavimentação, de qual tipo e quais as áreas pavimentadas. E, ainda, onde há escolas e postos de saúde.

As informações alertam para áreas pouco ou não atendidas pela estrutura urbana pública. Em relação às obras de pavimentação, o aplicativo fornece até valores prévios necessários para determinada obra, o que orienta sobre a gestão financeira e a capacidade de investimentos de cada município.

VANTAGENS – Responsável pela apresentação do Sedu/Paranacidade Interativo, o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Cristiano Zacliklevicz, destacou a versatilidade do aplicativo na apresentação e o cruzamento de dados a serem considerados no planejamento e na melhoria da estrutura das cidades. “Outro ponto é em relação ao meio ambiente, uma vez que é possível identificar as áreas de proteção ambiental”, disse.

O acesso ao programa, feito por este link, é totalmente gratuito e aberto a toda a população. O encontro desta segunda-feira segue até a quarta-feira (23), com visitas e outras apresentações. Além da PUC-PR, a programação prevê ações na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus CIC, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A sessão de encerramento será no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no Palácio Iguaçu, nesta quarta-feira, 23, a partir das 14 horas.