Estado apresenta Estratégia Paraná De Olho nos ODS aos municípios dos Campos Gerais

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas estão entre as diretrizes que balizam as ações do Estado em benefício dos municípios paranaenses.
18/03/2022 - 12:10

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) apresentou nesta sexta-feira (18) para a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) a Estratégia Paraná De Olho nos ODS. A apresentação foi feita pelo analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Geraldo Luiz Farias.

Na abordagem, foram apresentados a estrutura para a implantação da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, capitaneada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), e os recursos tecnológicos disponibilizados pela SEDU e que auxiliam os gestores municipais na criação de políticas públicas.

Um dos exemplos é o Portal dos Municípios, desenvolvido para dar suporte ao encaminhamento e troca de documentos nos processos de análise de projetos com potencial de receber recursos do Governo do Estado ou via operações de crédito.

Há, ainda, o Paranacidade Interativo, uma ferramenta com georreferenciamento que mostra os equipamentos públicos urbanos existentes, as áreas ainda não atendidas e permite a elaboração de prévias orçamentárias para, por exemplo, a implantação de obras de pavimentação.

No encontro, foi apresentado, ainda, o Guia de Implantação de Campanha de Sensibilização sobre a Agenda 2030, os ODSs e a Nova Agenda Urbana, desenvolvida pela SEDU. O Guia está disponível para download gratuito no link http://sustentabilidadeurbana.org.br/.

ASSOCIAÇÕES – Outras associações, como a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) já receberam o mesmo conteúdo em reuniões anteriores. Na próxima terça-feira será a vez dos integrantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (AMOCENTRO).