Apoiada pela Invest Paraná, plataforma AMA é premiada em megaevento global de inovação

Apoiada pela Invest Paraná, a plataforma AMA se tornou no domingo (12) a primeira startup brasileira premiada pelo SXSW Pitch, competição da South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A solução paranaense conquistou o prêmio na categoria “Melhor Empresa Bootstrap”.
13/03/2023 - 12:00

Apoiada pela Invest Paraná, a plataforma AMA (Agentes do Meio Ambiente) se tornou no domingo (12) a primeira startup brasileira premiada pelo SXSW Pitch, competição da South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A solução paranaense conquistou o prêmio na categoria “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pela SXSW a negócios que ainda não receberam nenhuma rodada de investimento. A SXSW Pitch 2023 teve 42 mil participantes de 110 países que apresentaram 613 iniciativas.

A Smart Citizen, empresa de Curitiba desenvolvedora da AMA, é apoiada desde 2021 pelo programa Inova Invest, da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC). O programa dá suporte a empresas paranaenses de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação que desenvolvem soluções, produtos ou serviços inovadores.

“É uma satisfação muito grande receber a notícia de que uma tecnologia desenvolvida no Paraná, com apoio do Governo do Estado, conquista um dos maiores reconhecimentos mundiais de inovação, mostrando a força do Estado no desenvolvimento de novas tecnologias”, enfatiza o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

Com mais de 10 mil participantes, a AMA funciona como uma rede social e usa gamificação para ações voltadas ao meio ambiente. Antes do prêmio da SXSW, o app Agentes do Meio Ambiente já havia conquistado outro reconhecimento internacional, quando venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pelo braço de habitação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).

O prêmio potencializa a exposição do aplicativo a potenciais investidores globais. Além do prêmio em dinheiro, a conquista também garante a participação direta da AMA na SXSW de 2024, sem participar das fases que selecionam os 40 finalistas de todo o mundo.

AÇÕES AMBIENTAIS – O aplicativo AMA conecta e remunera vizinhos de microrregiões para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais. Desde abril de 2022, quando a solução foi implementada, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de educação ambiental, com conscientização dos moradores.

“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população”, afirma o CEO e idealizador do aplicativo AMA, Marcelo Crivano, que recebeu o prêmio do SXSW nos Estados Unidos.

A solução tecnológica surgiu como projeto-piloto no bairro Tatuquara, em Curitiba. De lá, a ferramenta se estendeu para mais três municípios paranaenses (Paranaguá, Maringá e Cianorte), além de Florianópolis, em Santa Catarina.

A tecnologia funciona com dois aplicativos: um de zeladoria pública e o outro que é uma rede social ambiental. No primeiro, a pessoa se cadastra para se tornar um zelador na região onde mora e é remunerado por isso.

Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador recebe acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais. Por meio de GPS, o percurso é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com a prefeitura, que tem acesso aos dados gerados no portal de gestão do município.

Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado pelo zelador é semanalmente avaliado pelos próprios moradores da área onde ocorrem as ações através do aplicativo AMA. “O aplicativo AMA tem um trabalho muito importante de sustentabilidade, mas também de geração de renda em áreas carentes, gerando um pertencimento da comunidade que utiliza seu tempo para gerar receita e cuidar do lugar onde vive”, aponta o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

INOVA INVEST – Pelo programa Inova Invest, a Invest Paraná seleciona e divulga ferramentas e soluções tecnológicas em ações de promoção comercial com empresas exportadoras, comprares internacionais, além de investidores nacionais e estrangeiros. Para participar, as startups interessadas devem se cadastrar no link do programa no site da Invest Paraná. Todo mês uma banca que envolve integrantes de seis secretarias estaduais se reúne para avaliar o cadastro de mais empresas no programa.