Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção à violência

Projeto Escolha a Vida tem como principal ação as palestras ministradas por profissionais do Deppen Paraná. Objetivo é conscientizar os estudantes sobre intolerância e violência. Na primeira ação participaram 572 alunos.
02/05/2023 - 13:00

A Polícia Penal do Paraná, com apoio do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná, promove o Projeto Escolha a Vida nas escolas estaduais do município. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre a importância de evitar ações de intolerância, criminalidade e violência.

A parceria entre a Secretaria estadual da Educação e a Secretaria da Segurança intensifica as ações preventivas em prol dos jovens. O trabalho, que começou em abril, consiste em apresentar, por meio de conteúdos e dinâmicas educacionais, os efeitos negativos decorrentes de infrações, além de mostrar como funciona o sistema prisional brasileiro e o trabalho dos policiais penais e de cães que atuam em apoio às operações policiais penitenciárias.

O Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck foi o primeiro a receber o projeto, com a participação de 572 alunos. A Polícia Penal deverá atender outras sete escolas da rede estadual de Laranjeiras do Sul. O Núcleo de Educação solicitou o atendimento, também, a escolas dos municípios de Rio Bonito e Porto Barreiro, na mesma região.

Entre os assuntos debatidos estão direitos e deveres de crianças e adolescentes baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, organização e funções da Polícia Penal, realidade das cadeias públicas e penitenciárias, uso adequado das redes sociais e ações para evitar a violência.

“A Polícia Penal do Paraná destaca esse trabalho realizado por seus servidores, grupos operacionais e instrutores, que desenvolvem e atuam em pautas sociais importantes e atuais”, afirmou o diretor-adjunto da instituição, Mauricio Ferracini.

A diretora do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destacou que a iniciativa leva informação aos estudantes e estimula a reflexão. “Ressalto o reconhecimento aos profissionais disponibilizados para essa missão, que além de transmitir informações relevantes para uma vida de sucesso aos nossos alunos, também serve de amparo e valorização dos nossos profissionais da educação”, disse.

CURITIBA – O Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, recebeu, no dia 24 de abril, policiais do Setor de Operações Especiais do Deppen Paraná, dentro de uma ação similar. Eles ministraram palestras sobre prevenção ao uso de drogas para 80 alunos. A ação buscou mostrar aos jovens que drogas são porta de entrada para a violência e outros crimes.