Agepar é convidada a integrar associação internacional de agências reguladoras

A Relop é uma organização internacional focada na promoção de capacitação profissional e compartilhamento de conhecimento entre especialistas e profissionais das entidades que a integram.
Publicação
22/11/2023 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) foi convidada para participar da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop). O convite foi formalizado por Artur Trindade, diretor executivo da organização, durante viagem de comitiva da Agência a Portugal, neste mês de novembro.

A Relop é uma organização internacional, focada na promoção de capacitação profissional e compartilhamento de conhecimento entre especialistas e profissionais das entidades que a integram.

Atualmente, é composta por 12 membros, com representantes de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além do Brasil, com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Ficamos muito honrados com o convite, que demonstra o reconhecimento do nosso trabalho não só em nível nacional, como também internacional”, celebra Antenor Demeterco Neto, diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços da Agepar. Além dele, a comitiva da Agência era formada pelos diretores Alex Sandro Noel Nunes (Normas e Regulamentação) e Marcelo Luiz Curado (administrativo-financeiro).

A viagem a Portugal serviu, ainda, para estreitar o relacionamento com outras organizações que atuam na área de regulação e fiscalização de serviços públicos no país europeu, como a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse), Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (Ersar) e o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Também houve uma visita à Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) para assinatura de termo de cooperação técnica com a instituição. Agora, ambas as entidades poderão iniciar atividades de capacitação na área jurídica e intercâmbio de conhecimentos para produção científica.

GALERIA DE IMAGENS