Agepar abre consulta sobre prioridades na normatização de serviços públicos

As contribuições da população têm como objetivo promover maior transparência e previsibilidade na elaboração da Agenda Regulatória, instrumento de planejamento da entidade, elencando temas que precisarão de mais atenção da Agência em 2024.
Publicação
10/11/2023 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) recebe, entre 13 e 27 de novembro, contribuições da população para definição dos temas prioritários para normatização em 2024. A consulta pública tem como objetivo promover maior transparência e previsibilidade na elaboração da Agenda Regulatória, importante instrumento de planejamento da entidade, elencando temas que precisarão de mais atenção da Agência no próximo ano.

Todo cidadão pode participar, independente de sua formação acadêmica ou área de atuação profissional. A chefe da Coordenadoria de Normatização Regulatória (CNR), Kharen Kelm Herbst, destaca a importância da participação de usuários dos serviços públicos regulados pela Agência, para que possam dizer quais são as necessidades de melhorias que identificam no dia a dia quando estão utilizando os serviços.

De acordo com ela, os temas sugeridos podem abranger sugestões de inovações, critérios de fiscalização, melhorias na qualidade ou eficiência, e também os problemas que podem ser corrigidos ou amenizados por meio da criação de normas que regulamentam o serviço. “Com isso, pretende-se tornar mais democrático o processo de regulação”, ressalta.

Ao longo do ano, a CNR ainda faz o monitoramento da Agenda Regulatória, publicando relatórios periódicos informando se os cronogramas propostos estão sendo cumpridos. Encerrado o ano, a Coordenadoria também elabora um relatório final, consolidando todas essas informações.

COMO PARTICIPAR - Os interessados podem enviar sugestões, comentários ou questionamentos por meio de formulário online, disponível no site da Agepar. Não serão analisadas contribuições anônimas. Também não haverá respostas individualizadas para as contribuições, que serão analisadas em conjunto.

GALERIA DE IMAGENS