Agentes de crédito participam de capacitação para expandir atendimento no Sul e Sudoeste

Encontro realizado em parceria com o Sebrae/PR contou com a participação de 33 profissionais de Pato Branco e Cruz Machado. Somente em 2023 os agentes de crédito que atuam com a Fomento Paraná intermediaram mais de R$ 15 milhões em operações para pequenos negócios.
12/04/2024 - 17:40

Agentes de crédito das regiões Sul e Sudoeste do Paraná participaram nesta semana, em Pato Branco, de uma capacitação para troca de conhecimentos. Somente em 2023 os agentes de crédito que atuam com a Fomento Paraná intermediaram mais de R$ 15 milhões em operações para pequenos negócios.

Atualmente, a rede é composta por mais de 50 agentes de crédito que atuam em 37 municípios desta área de abrangência. A atuação acontece, especialmente, nas Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais, onde os agentes atendem empresários locais e de cidades vizinhas.

Os espaços criam essa conexão entre os empreendedores e a Fomento Paraná, que oferece microcrédito facilitado de até R$ 20 mil para os pequenos negócios e também aceita o Fampe, fundo garantidor para micro e pequenas empresas, do Sebrae.

Gerente da regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini pontua que a capacitação é uma forma de aperfeiçoar o atendimento aos empreendedores e que o trabalho em rede tem se tornado fundamental para buscar resultados.

“Esse trabalho em rede, estratégico, tem levado crédito para os empreendedores, movimentando os seus negócios e fazendo a diferença. Importante ressaltar que o nosso compromisso é aprimorar o acesso consciente ao crédito, não apenas a sua concessão”, afirma Colini.

Na avaliação do diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, a capacitação contribui para que os agentes estejam engajados dentro de uma rede de apoio.

“Este é o quarto encontro que estamos realizando no Paraná e ele faz parte de um movimento que busca engajar os agentes de crédito através de informações, metodologias de trabalho e boas informações que ajudem eles a levarem o bom crédito aos empreendedores de micro e pequenos negócios, com um impacto positivo na geração de renda, empregos e desenvolvimento”, destaca.

A agente Giselda da Rosa, de Capanema, conta que esta é a quarta vez que participa do Encontro e em cada ocasião é possível adquirir novos conhecimentos. “A gente sai daqui com a certeza de que precisamos cada vez mais fazer um atendimento humanizado aos empresários, que passam por diversas adversidades no dia a dia, levando aquele crédito através de uma orientação, de um cuidado, para que a empresa tenha uma saúde financeira e o recurso seja usado para fomentar oportunidades”, comenta.

De Honório Serpa, a agente Roseléia Aparecida do Prado destaca que a capacitação dá oportunidade, também, para troca de experiências com agentes de outros locais. “Aqui, a gente acaba conhecendo a realidade de outras cidades, o que está dando certo, e aproveita tudo que é positivo para replicar em nossa cidade. Honório Serpa tem muita procura, só nos primeiros meses do ano foram liberados mais de R$ 300 mil, dinheiro que circula aqui na nossa economia e contribui para gerar renda, emprego e desenvolvimento”, diz.

Somente nos três primeiros meses de 2024, o montante de liberação de crédito nas regiões Sul e Sudoeste do Paraná ultrapassou os R$ 4 milhões.