Fomento Paraná retoma linha de crédito emergencial em Foz do Iguaçu

Prefeitura decretou situação de emergência por epidemia de dengue, e teve o decreto homologado pelo Governo do Estado. Objetivo do programa Paraná Recupera é contribuir na manutenção ou restauração da economia local diante de situações de emergência provocadas por intempéries climáticas ou mesmo questões sanitárias.
09/04/2024 - 17:30

A Fomento Paraná retomou a oferta da linha de crédito Paraná Recupera em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A medida atende a uma solicitação da prefeitura, que decretou situação de emergência por epidemia de dengue, e teve o decreto homologado pelo Governo do Estado. O objetivo da instituição financeira do governo estadual ao ofertar essa linha de crédito é contribuir na manutenção ou restauração da economia local diante de situações de emergência provocadas por intempéries climáticas diversas ou mesmo questões sanitárias.

A Paraná Recupera é uma iniciativa da Fomento Paraná, autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, com base lei estadual nº 20.164/2020, que permite concessão de crédito em condições especiais para empreendedores formais, informais, MEIs, micro e pequenas empresas e aos municípios.

Dados do informe epidemiológico semanal da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (9), mostram que a Regional de Saúde de Foz do Iguaçu já registra 3.184 casos confirmados da doença em um total de 12 mil casos prováveis na região. No Paraná, de acordo com o documento, já foram notificados 395,2 mil casos de dengue, sendo confirmados 184,8 mil, com registro de 103 óbitos.

A evolução do número de casos impacta significativamente no fluxo de turistas, na geração de renda e empregos na região, causando um desequilíbrio significativo na economia local, de acordo com entidades empresariais, por conta de prejuízos nas atividades de hotelaria e gastronomia.

Em carta à Fomento Paraná, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) manifestou a preocupação das empresas tendo em vista o agravamento da proliferação do mosquito da dengue, vetor dos vírus da dengue, chikungunya e zika e também da febre amarela urbana.

“Nossa solicitação se baseia no fato de que muitos colaboradores estão se ausentado do trabalho, afetados pela dengue, em consequência, a empresa deixa de faturar. Muitas delas de porte menor até fecham as portas porque a situação é grave”, diz o documento.

O diretor do Banco do Empreendedor da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Volnei Lampert, explica que a linha possibilita oferta de crédito com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano (0,58% ao mês), por meio de um subsídio do Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). “Da mesma forma como as diversas linhas de crédito ofertadas pela instituição, os prazos para pagamento e de carência são estendidos”, detalha.

Como trata-se de uma linha de capital de giro, os prazos para aprovação são relativamente curtos: até sete dias, em média, para créditos de até 20 mil reais, e de até 45 dias para valores até R$ 500 mil.

Renato Martins é empreendedor da cidade de Foz de Iguaçu e conta que a linha emergencial foi fundamental para que pudesse investir na expansão das empresas nas quais é sócio. “Além de cuidar da administração da empresa B & R Informática, também sou contador na Help Soluções Contábeis e por isso já conhecia os benefícios da Fomento Paraná há alguns anos”, conta. “Sempre indico para que outros empreendedores da cidade solicitem crédito com a instituição, porque a minha experiência foi bastante positiva e muito necessária diante da situação de emergência do município”.

Segundo o empresário, a concessão do crédito permitiu construir as empresas e aumentar o capital. “Eu havia tentado crédito em outras instituições, mas a Fomento, com o programa Paraná Recupera, foi quem apresentou a melhor proposta. A taxa de juros é muito menor e o processo foi rápido, cerca de 15 dias para o dinheiro poder ser aplicado aos meus investimentos”, destaca Martins.

As condições especiais da linha cabem às modalidades de microcrédito e Giro Fácil. Empreendedores formais e informais, com faturamento de até R$ 360 mil ao ano, podem ter acesso a uma carta de crédito de até R$ 20 mil pelo microcrédito. Para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões os empréstimos podem chegar a R$ 500 mil na modalidade Giro Fácil.

As solicitações de crédito da linha Paraná Recupera em Foz do Iguaçu podem ser feitas até 8 de setembro de 2024, por meio dos agentes de crédito do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu, na Avenida Brasil, 1388 – Centro, ou no site da Fomento Paraná (www.fomento.pr.gov.br).