Abertura da 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos acontece neste sábado em Londrina

A competição terá 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas acontecem em 16 modalidades e encerram na terça-feira (15).
Publicação
10/11/2022 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A abertura da 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento de rendimento com a participação de diversos paratletas medalhistas, será na noite deste sábado (12), às 18h, no ginásio do Colégio Vicente Rijo, em Londrina, no Norte do Estado. A competição contará com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas encerram na terça-feira (15).

A maior delegação será a de Cascavel, com 213 pessoas. Curitiba vem em seguida com 212 participantes, e na sequência, Maringá, com 160. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada, em 2012.

“Eles foram criados em 2011, tendo sua primeira edição em 2012, com uma proposta de trazer ao Paraná uma competição buscando um alto rendimento para pessoas com deficiência”, disse o coordenador do Paradesporto, Mario Sergio Fontes.

Segundo ele, a primeira edição teve a participação de 900 atletas e, de lá para cá, houve um crescimento ano a ano. Em 2019 contou com a maior participação, com 1.358 atletas. Em 2020 houve a paralisação por conta da pandemia e em 2021 a competição retornou de uma forma mais tímida, cumprindo todos os protocolos sanitários. “Esse ano os Parajaps voltarão ao normal com a participação de 45 municípios”, disse.

Serão 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

O superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski, comemora a festa em Londrina com quase 2 mil pessoas hospedadas e praticando o paradesporto. “Assumimos o compromisso de que o Paraná na nossa gestão seria referência no Brasil no paradesporto e isso felizmente está se concretizando. O Comitê Paralímpico Brasileiro está de parabéns nesse sentido por dar toda a capacitação para nossos professores”, afirmou.

Os Parajaps estrearam em 2012, em Londrina. Similar aos Jogos Abertos do Paraná, são destinados a atletas adultos de alto rendimento. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência, possuem como meta o engrandecimento do paradesporto paranaense.

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são uma promoção do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.

Confira a programação completa no site oficial.

Serviço:

Data: 12 de novembro, sábado

Horário: 18 horas

Endereço: Ginásio de Esporte do Colégio Vicente Rijo (Av. Juscelino Kubitscheck, 2372) - Londrina

Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS