6 mil servidores das forças de segurança concluem cursos de atualização profissional

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) sediou nesta semana o seminário Modelos Internacionais de Segurança Pública Baseados em Evidências. O encontro marcou o encerramento dos cursos de pós-graduação e atualização profissional feitos por mais de 6 mil membros das forças de segurança do Paraná.
01/12/2022 - 17:40

Cerca de 1.400 profissionais da segurança realizaram uma pós-graduação lato sensu em Gestão e Cenários Contemporâneos da Segurança Pública. Outros 4.800 profissionais participaram dos cursos de atualização profissional nos temas de Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e de Análise Criminal.

O investimento é parte do compromisso entre a Sesp e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa o desenvolvimento profissional dos agentes de segurança do Paraná.

Para o coordenador do Programa Paraná Seguro BID, Jorge Ricardo Souza de Oliveira, a formação dos alunos representa um importante reforço para a segurança pública. “O Paraná Seguro prevê investimentos em aquisição de viaturas, sistemas de informação, obras e também capacitação de servidores. A segurança pública é feita por pessoas, para pessoas e para utilizarmos essas viaturas, prédios e sistemas de informação, precisamos de pessoas capacitadas, em especial nas áreas que foram abordadas por estes cursos”, afirmou.

Para a realização dos cursos, a Sesp contratou o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) através de processo licitatório. A instituição ficou responsável por elaborar pedagogicamente a pós-graduação e os cursos de atualização.

“Foram construídas 20 disciplinas, 20 aulas em vídeo foram gravadas, o que significa 414 horas de gravações. Nós tivemos 15 tutores envolvidos no apoio pedagógico dos alunos, secretaria acadêmica, setor de diplomas, enfim, todo um aparato para apoiar os alunos, que são colocados no centro das atividades desse processo educacional”, destacou o coordenador pedagógico da Uniasselvi, Ivan Tesck.

HOMENAGENS – Durante o seminário, as personalidades que atuaram para o sucesso do projeto educacional, como o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, foram homenageadas com placas comemorativas e certificados entregues pelo diretor de Novos Negócios da Uniasselvi, Professor Guaracy Silva. Jorge Oliveira, os professores dos cursos e três alunos também foram homenageados.