100 dias: avanço na Rodovia dos Minérios e reforma de pontes são destaques no Sul e RMC

Nos primeiros 100 dias desta segunda gestão do governador Ratinho Junior também evoluiu a obra do Viaduto do Bradesco, na Região Metropolitana de Curitiba, e estão em execução reparos emergenciais em Bituruna. Veja o balanço.
19/04/2023 - 08:20

As ações de infraestrutura se destacaram em todo o Estado nos primeiros 100 dias desta segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Nas regiões Sul e Metropolitana de Curitiba, algumas delas são o avanço de obras importantes, como a duplicação da Rodovia dos Minérios e do Viaduto do Bradesco, o início da reforma de pontes, além de serviços de conservação e reforço da segurança viária.

Veja o balanço da região e Sul e RMC:

Avanço da duplicação da Rodovia dos Minérios

As obras de duplicação da Rodovia do Minérios (PR-092), na ligação entre Curitiba e Almirante Tamandaré, tiveram avanços na construção das pontes e viadutos. Serão 10 pontes sobre o Rio Barigui, quatro viadutos e uma passarela de pedestres.

A evolução dos serviços é fundamental para a sequência da terraplanagem e pavimentação do trecho de 4,74 quilômetros. Além de quatro novas pistas centrais, a rodovia terá vias marginais, calçadas e ciclovia.

Esta é a maior obra da atual gestão do Governo do Paraná na RMC, com investimento de R$ 111,6 milhões.

Vigas concretadas do Viaduto do Bradesco

Em março, as obras do novo viaduto de São José dos Pinhais, conhecido como Viaduto do Bradesco, na BR-376, tiveram todas as vigas de concreto finalizadas no canteiro.

Também está em andamento a recomposição de 350 metros do asfalto da Rua Planalto, um serviço que não estava previsto inicialmente no projeto, mas precisou ser incluído devido à implantação da drenagem do viaduto.

O novo viaduto recebe o investimento de R$ 33,6 milhões e irá desafogar acesso aos bairros para moradores locais e agilizar o deslocamento dos viajantes rumo a Curitiba ou Santa Catarina.

Início da revitalização da ponte centenária em Lapa

Com investimento de R$ 3,91 milhões, está em andamento a reforma da Ponte do Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa e Campo do Tenente. Com idade estimada de mais de 130 anos, a histórica ponte está ficando totalmente nova, mas sem perder a beleza de sua arquitetura.

O antigo tabuleiro de concreto já foi retirado pelo DER/PR, com início da instalação de um novo tabuleiro de gradil metálico, mais leve e que exerce menor pressão, garantindo maior vida útil à estrutura.

Recuperação emergencial na PR-170 em Bituruna

Dois trechos da PR-170, em Bituruna, nos km 473 e km 487, foram danificados pelo forte volume de chuvas que atingiu a região no fim do ano passado. Está em construção um novo bueiro de concreto, para evitar o acúmulo de água sob o pavimento, que foi o principal causador das rachaduras na pista. Apesar da complexidade das obras, o DER/PR conseguiu, até o momento, realizar os serviços sem a necessidade de interdição total da pista. O investimento é de R$ 7,65 milhões, sendo R$ 2,28 milhões para o km 487 e R$ 5,37 milhões para o km 473.

Início da reforma de pontes em Bituruna e novo contrato de reforma de pontes na RMC

O DER/PR iniciou a reforma de duas pontes em Bituruna, na região Sul, ambas na PR-466, uma sobre o Rio Empoçado e outra sobre o Rio Jararaca. Outras obras estão previstas em pontes no município de União da Vitória.

Na RMC, foi assinado contrato para reforma de nove pontes, com os primeiros serviços previstos para os viadutos da Rua Newton Laporte e da Rua Brasílio Cuman, ambos no Contorno Norte de Curitiba. As obras integram o maior pacote de reforma de pontes e viadutos da história do Paraná.

Licitação do anteprojeto de pavimentação da Rodovia da Maçã

O DER/PR definiu a empresa responsável para elaborar os estudos de pavimentação da PR-510 e PR-512, entre Balsa Nova e o distrito de Mariental, na Lapa. No total, o segmento tem 18,09 quilômetros não pavimentados.

As rodovias formam um importante elo de ligação para as comunidades locais. Devido ao grande fluxo de escoamento da produção das macieiras, o trecho foi denominado como Rodovia da Maçã. A licitação está em fase de homologação para que o contrato seja assinado e a ordem de serviço expedida.

Lançamento de dois editais para conservação de estradas rurais

No final de março, o DER/PR realizou o pregão eletrônico do edital de conservação de quatro rodovias não pavimentadas na RMC. São elas a PR-090, conhecida como Estrada do Cerne, do final do asfalto em Bateias, até o Rio Açungui (12,84 km); a PR-510, de Contenda até Balsa Nova (17,4 km); a PR-511, entre Contenda e Quitandinha (19,82 km); e a PR-512, conhecida como Rodovia da Maçã, entre Balsa Nova e o distrito de Mariental, na Lapa (13,95 km).

Em março, também avançou a licitação para conservação de vias rurais entre Doutor Ulysses e Tunas do Paraná, na PR-092 e PR-340. Serão executados patrolamento, cascalhamento, regularização de leito, entre outros serviços.

O investimento estimado nos dois editais ultrapassa os R$ 32 milhões. Ambos estão em fase de análise de documentação dos arrematantes para assinatura dos contratos.

Reforço de segurança viária nas rodovias estaduais

Em 2023, o Estado já investiu R$ 3.126.033,75 no reforço de sinalização e instalação de dispositivos de segurança em mais de 877 km de rodovias estaduais da região Sul, RMC e também do Litoral.

Os serviços integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil, que executa reforço sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos, como tachas refletivas e defensas metálicas.