Estado inicia obras de revitalização de duas pontes na PR-446, em Bituruna

Pontes serão revitalizadas com serviços de reparos de estrutura, drenagem, reforma do pavimento, sinalização e pintura. Os trabalhos foram iniciados nas pontes sobre o Rio Empoçado e Rio Jararaca. Obras no Viaduto da Codapar, em Palmas, devem começar na próxima semana.
Publicação
30/03/2023 - 11:30

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou a reforma de duas pontes em Bituruna, na região Sul. Os serviços integram o maior pacote de reforma de pontes e viadutos da história do Estado. Serão revitalizadas 195 obras de arte especiais (pontes, viadutos, passarelas, galerias e pontilhões) de rodovias estaduais em todas regiões do Paraná.

Os trabalhos foram iniciados nas pontes sobre o Rio Empoçado e Rio Jararaca, ambas na PR-446. São realizados reparos e recuperação das estruturas de concreto, reparo total do pavimento, instalação de dispositivos de drenagem como sarjetas e meio-fio, novos guarda-corpos, recomposição de drenos, sinalização, defensas, placas, limpeza e pintura. As obras não exigirão bloqueio total das vias e devem terminar nestes dois pontos em dois meses, casos as condições climáticas favoreçam.

Com investimento de R$ 7.838.631,85, o edital contempla oito pontes e um viaduto sob gerência do Escritório Regional Médio-Iguaçu do DER/PR. Na próxima semana, irão começar as obras no viaduto na Avenida Bento da Rocha (PRC-280), no perímetro urbano de Palmas, utilizada para acesso da Codapar e Instituto Federal do Paraná, onde o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou a obra de recuperação em concreto da PRC-280.

Outras obras estão previstas em pontes no município de União da Vitória. Porém, o Rio Iguaçu está com nível 4,5 metros acima do normal ocasionado pelas chuvas intensas dos últimos meses, o que obrigou o adiamento do início dos serviços.

Veja a lista de estruturas que serão revitalizadas na região:

Ponte Rio Empoçado (PR-446), em Bituruna

Ponte Rio Jararaca (PR-446), em Bituruna

Viaduto Av. Bento Munhoz da Rocha Neto (PRC-280), em Palmas

Ponte Rio Jangada (PR-446), no limite entre Porto Vitória e Bituruna

Ponte e Passarela Rio Espingarda (PR-446), em Porto Vitória

Ponte Domício Scaramella (PR-835), em União da Vitória

Ponte Rio da Areia (PRC-280), em União da Vitória

Ponte Rio Vermelho (PR-836), em União da Vitória

Ponte Manoel Ribas (PRC-476), em União da Vitória

GALERIA DE IMAGENS