Zona Sul de Arapongas ganha escola estadual com capacidade para atender 1,4 mil alunos

Com a nova unidade, que fica no Conjunto Palmares, os estudantes de 11 bairros próximos não vão precisar mais se deslocar até o centro do município para estudar. Investimento do Governo do Estado foi de R$ 6 milhões.
20/10/2022 - 20:20

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira (20) no recém-inaugurado Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, a primeira escola da rede estadual localizada na Zona Sul de Arapongas, no Norte do Estado. A unidade, que fica no Conjunto Palmares, tem capacidade para atender 1,4 mil alunos e recebeu investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado. Agora, os estudantes de 11 bairros próximos não vão precisar mais se deslocar até o centro para estudar.

“A educação é o maior legado que um governo pode deixar, e no Paraná conseguimos fazer um grande avanço”, afirmou Ratinho Junior. “Pegamos a educação do Estado em 7° lugar no Ideb. Fizemos uma grande transformação na metodologia da área, implantamos inúmeros projetos inovadores e, agora, somos o número 1 do Brasil no Ideb do Ensino Médio”.

As aulas no novo colégio começam no próximo ano letivo, com a oferta de 1,2 mil matrículas para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 600 em cada turno.

A edificação começou a ser construída em abril de 2020 e foi concluída em pouco mais de dois anos. Ela tem 3,7 mil metros quadrados de área construída e conta com 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, laboratórios, sala ambiente, cozinha, refeitório, banheiros e ginásio com quadra poliesportiva, além de uma casa para zelador.

“Estive nessa escola quando ela começou a ser construída e agora fico muito feliz em poder retornar para conhecer as instalações e ver essa estrutura maravilhosa que vai atender os jovens de Arapongas”, ressaltou o governador.

Segundo o prefeito do muncípio, Sérgio Onofre, a escola estadual mais próxima ficava a oito quilômetros, o que demandava um grande investimento em transporte escolar. “São 15 mil habitantes nessa região, que compreende 11 bairros e representa 40% dos nossos gastos com transporte escolar. Mas a principal questão é a segurança dos filhos no ônibus, que chegavam em casa tarde. Agora, em pouco tempo eles estarão dentro da escola”, salientou.

O plano, explicou ele, é que o colégio seja transformado em uma unidade cívico-militar, pois a região já conta com uma escola municipal nessa modalidade. O novo colégio homenageia a ex-vereadora e ex-deputada estadual Irondi Mantovani Pugliesi, que teve grande atuação pela educação de Arapongas.

NOVA ESCOLA – O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, afirmou que a população da região esperava há anos por um colégio próximo, que representa uma melhora na qualidade de ensino. “Uma das primeiras conquistas da nossa região foi esta escola. Desde a construção, a comunidade já cuida muito dela, porque foi uma conquista muito grande. Eles tratam como se fosse uma casa para eles”, disse. “Arapongas está em pleno crescimento e precisa de novas unidades educacionais para garantir um bom atendimento”.

A diretora do Colégio Estadual Irondi Mantovani Pugliesi, Renata Costa, explicou que foi uma grande conquista para a Zona Sul da cidade. “Os pais precisavam colocar seus filhos, até mesmo os mais novos, no ônibus escolar para irem estudar no centro da cidade. Essa escola era o que faltava para a região, que é bastante populosa e já conta com outras estruturas”, afirmou.

“Agora temos uma unidade grande, uma estrutura muito boa e espaçosa com laboratórios de informática, de química, 20 salas de aulas. Tudo aquilo que a comunidade merece para ser bem atendida”, comemorou.

Era justamente o que a Josislaine Feitosa precisava para ter mais tranquilidade. Recém-contratada para trabalhar na escola, o filho dela, que vai entrar no 9º ano, estudará na frente de casa. “O ônibus passava bem cedo, 6h30, e ele só chegava depois das 13h. Eu ficava preocupada porque nunca se sabe o que pode acontecer, mas agora está bem perto. Com certeza, foi a melhor coisa que aconteceu para a nossa comunidade”, contou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o deputado federal Sandro Alex; os deputados estaduais Marcel Micheletto, Márcio Nunes, Tiago Amaral e Pedro Paulo Banzana; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Junior Weiler; a secretária municipal de Educação de Arapongas, Cristiane Rosseti, vereadores e lideranças da cidade.