Vídeo orienta prefeitos sobre uso de tecnologia de apoio ao planejamento urbano

Peça mostra funcionalidade do sistema SeduParanacidade Interativo, que tem centenas de dados sobre cada um dos municípios paranaenses. As informações permitem melhor planejamento de ações nas cidades.
07/10/2022 - 15:50

O programa SeduParanacidade Interativo, que fornece informações e auxilia no planejamento de ações municipais e regionais, poderá ser usado com mais facilidade a partir de agora por prefeitos e técnicos municipais. Um novo tutorial apresenta os principais recursos da ferramenta e os dados que estão disponíveis aos gestores públicos. A peça, em vídeo, está disponível, a partir desta sexta-feira (7), nos sites da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública (Sedu) e do Paranacidade.

“O objetivo é facilitar o uso do programa, que tem acesso e está disponível pela internet”, diz a coordenadora de Projetos do Paranacidade, Virginia Thereza Nalini. A ferramenta, que pode ser acessada também pela população em geral, fornece dados de cada um dos municípios paranaenses. “Trata-se de uma ferramenta estratégica, que auxilia o Governo do Estado e as prefeituras na elaboração das políticas públicas urbanas e regionais”, resume.

O software ganhou também um folheto com as suas principais funcionalidades e que será encaminhado às prefeituras dos 399 municípios. O vídeo e o folheto foram produzidos pela assessoria de imprensa da Sedu, com apoio da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura.

Estão no SeduParanacidade Interativo dados como população, situação urbana ou rural, grau de urbanização e número de domicílios; lista dos equipamentos urbanos já existentes e as suas localizações – o que permite ao gestor identificar onde há maior carência de serviços públicos nas áreas da saúde, de segurança, saneamento básico, energia, cultura, educação e assistência social.

Ele também mostra a infraestrutura urbana já instalada, como ruas pavimentadas, iluminação pública, rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água e rede de coleta de esgoto. Há, ainda, informações relativas à Legislação Urbanística, como o zoneamento das cidades, a definição dos perímetros urbanos e as malhas do sistema viário; e indicadores sociais, a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O sistema fornece estimativas de custos para obras de pavimentação ou implantação de sistemas de iluminação pública. Para isso, o gestor precisa informar o tipo de pavimentação a ser executada, incluir algumas características como largura da rua e o comprimento desejado. Em seguida, o SeduParanacidade Interativo faz o cálculo aproximado dos investimentos necessários com base em tabelas de mercado sobre custo dos materiais, da mão de obra e de impostos a serem pagos pelas empresas executoras.

EVOLUÇÃO – Além da manutenção da ferramenta, os técnicos do Paranacidade fazem desenvolvimento permanente de funcionalidades para aumentar o menu de respostas aos usuários. “Essa evolução faz parte das diretrizes administrativas do Paranacidade, que detém grande potencial para o desenvolvimento tecnológico, na colaboração com o Estado e municípios, para levar inovações à administração pública e melhorias no atendimento à população”, afirma a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

TRANSPARÊNCIA – O sistema está disponível não apenas para gestores públicos. Toda a população pode acessar a ferramenta pela Internet e, assim, conhecer dados importantes sobre as regiões, os municípios e bairros onde vivem. “Ao acompanhar as políticas públicas com essas informações, o cidadão também pode elaborar e encaminhar demandas. É um instrumento democrático, que garante a transparência nas decisões e na destinação dos recursos públicos”, completa o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi.

PRÊMIO  O SeduParanacidade Interativo foi o vencedor do Prêmio Mundo Geo Connect Latino America, entre 100 projetos de governos estaduais e federais de países da América Latina. Foi no ano de 2016, quando o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior era o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Confira a ferramenta SeduParanacidade Interativo e o vídeo tutorial.