Vice-governador recebe novo presidente da Sumitomo e conhece plano de investimento de R$ 1 bilhão

Hisaya Kamohara assume o cargo. Foi apresentado o projeto de expansão da fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande. A previsão é aumentar a produção e os empregos, que deverão passar dos atuais 1.600 para 1.940 funcionários em 2025.
Publicação
14/02/2022 - 17:43

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (14), no Palácio Iguaçu, o novo presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Hisaya Kamohara, que toma à frente da unidade brasileira da fabricante de pneus no lugar de Yoshinori Wakitani, também presente na reunião. Os executivos apresentaram os novos investimentos previstos para ampliar a produção da planta localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, que vai receber mais de R$ 1 bilhão até 2025.

No encontro, também foi comunicado o fechamento do escritório de representação do Governo de Hyogo no Paraná, em função da crise causada pela pandemia de Covid-19. A província japonesa tem um acordo de irmandade com o Paraná, e quatro de suas cidades também têm cooperação com municípios paranaenses: Curitiba-Himeji, Maringá-Kakogawa, Londrina-Nishinomiya e Paranaguá-Awaji.

A cooperação entre os dois estados completou 50 anos em 2022 e foi responsável por diversos projetos em parceria, incluindo a instalação da Sumitomo em Fazenda Rio Grande em 2011. “Com o fechamento do escritório, a Sumitomo passa a ser casa de Hyogo no Paraná. Essa mudança não vai prejudicar a parceria do Estado com a província de Hyogo pois, afinal de contas, somos irmãos há mais de 50 anos. Essa parceria faz parte da história do Paraná”, afirmou Piana.

“A comunidade japonesa ajudou muito o nosso Estado a crescer e se desenvolver, tanto com a agricultura como também na área industrial, a exemplo da Sumitomo. A empresa inclusive vai aumentar a sua unidade de produção em Fazenda Rio Grande. É um investimento considerável, que vai ampliar o número de empregos no Estado”, destacou o vice-governador.

EXPANSÃO – Instalada com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado, a Sumitomo tem atualmente capacidade de produção de 18 mil unidades por dia de pneus PCR (usados em veículos de passageiros) e de mil pneus TBR (de ônibus e caminhões).

Com os investimentos que serão feitos ao longo de cinco anos, a intenção é chegar a 23 mil pneus PCR fabricados diariamente, além de mais do que dobrar a produção de pneus TBR, chegando a e a 2,2 mil unidades por dia. A previsão é gerar cerca de 340 empregos diretos, passando de 1.600 para 1.940 empregados em 2025.

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião o diretor-adjunto de Recursos Humanos da Sumitomo, Kunihiko Ota; o chefe do escritório de Representação do Governo do Hyogo no Paraná, Nobuyuki Nagata; o diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas; e a assessora da Invest Paraná, Isabela Garcia.

GALERIA DE IMAGENS