Vice-governador apresenta destaques da economia do Paraná ao embaixador da Tanzânia

A pauta girou em torno do agronegócio, da cooperação em energias renováveis e negociação de uma missão comercial para o país africano.
Publicação
30/06/2022 - 19:10

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (30), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Tanzânia, Adelardus Kilang, em primeira visita ao Paraná. A pauta girou em torno do agronegócio, da cooperação em energias renováveis e negociação de uma missão comercial para o país africano.

Ao apresentar os destaques da economia do Paraná, o vice-governador falou sobre a produção e a exportação de proteína animal – frangos, suínos e peixes, em especial a tilápia; de grãos, como soja, milho e trigo; mandioca, mel e seda; e dos investimentos em projetos para a produção de energia solar, duplicação das rodovias e da Nova Ferroeste.

“De todos os Estados do Brasil, escolhemos ter um cônsul no Paraná”, disse o embaixador.

Uma realidade que chamou a atenção dele em visita à região de Foz do Iguaçu e Cascavel é o bom funcionamento das cooperativas no Estado. “Temos muito o que aprender com o Brasil, porque temos muitos fazendeiros menores que precisam de cooperativas para serem fortes. Como no Paraná esse modelo deu certo, queremos aprender com visitas técnicas aqui”, enfatizou Kilang.

“Das 10 maiores cooperativas da América Latina, sete estão no Paraná”, citou Piana. “Somos ainda um polo de produção de automóveis, caminhões e máquinas agrícolas”, acrescentou o vice-governador.

A equipe do Governo do Estado, que acompanhou Piana na reunião, destacou as parcerias que podem ser firmadas em pesquisas e visitas técnicas com vistas à produção de alimentos, energias renováveis, negócios e turismo.

A Tanzânia tem como destaques turísticos a maior cratera vulcânica inativa do mundo, o Ngorongoro, o Monte Kilimanjaro, pico mais alto do continente africano, e o famoso safári pelo Parque Nacional do Serengeti.

PRESENÇAS – Pela embaixada, participaram do encontro a assessora Rosemary Muya e a tradutora Glayciene Almeida; pelo Erepar (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná), o secretário Bráulio Pupim; pelo Governo do Estado, a assessora de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin; a diretora de Licenciamento Ambiental e Outorga do IAT, Ivonete Chaves; o gerente de Licenciamento Ambiental do IAT, Jean Carlos Helferich; e o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Marcelo Garrido.

GALERIA DE IMAGENS