Vestibular 2022 da UEPG reuniu milhares de estudantes em 13 cidades do Paraná

Os concorrentes disputaram 1.495 vagas em 39 cursos da graduação, com previsão de divulgação do resultado até 22 de dezembro. As considerações sobre a redação, bem como gabarito e provas constam na página da UEPG.
12/12/2022 - 18:00

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou neste domingo (11) o Vestibular 2022 em 13 cidades do Paraná, com provas de conhecimentos gerais, redação e vocacionadas, aplicadas em um único dia (manhã e tarde). Dos 7.751 inscritos, 14,6% não compareceram. Os concorrentes disputaram 1.495 vagas em 39 cursos da graduação, com previsão de divulgação do resultado até 22 de dezembro.

Quase 3 mil candidatos tentam uma vaga em Medicina, curso mais concorrido da edição, com 97 candidatos por vaga. Em seguida, veio Engenharia de Software (13); Direito noturno (8); Agronomia (7); e Direito matutino (6). Do total de inscritos, 4.020 concorrem a vagas do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde; 1.216 em Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia; 908 para Ciências Sociais Aplicadas; 789 em Ciências Jurídicas; 463 em Ciências Humanas, Letras e Artes; e 142 para Ciências Exatas e Naturais.

Com um dia inteiro de provas, quem ficou na sala até o final somou sete horas para resolução das questões e redação. Ellen Sviercoski fez vestibular na Central de Salas, Campus Uvaranas, de Ponta Grossa, buscando uma vaga para Administração – Comércio Exterior. “É o meu primeiro vestibular, estou saindo do Ensino Médio este ano, mas não fiquei nervosa, pois estudei bem antes”, disse.

Gabriela Aparecida Freitas Mira e Adauane dos Santos estavam comparando as respostas na saída da prova. A amizade começou na Central de Salas, com a possibilidade de ambas estudarem juntas no curso de Administração. “Eu esperava que seria mais difícil, achei um tema fácil da redação e a UEPG é a minha única opção, por enquanto”, comentou Gabriela.

As provas de 2022 trouxeram assunto inédito para a redação. Com o tema “Caminhos para o enfrentamento do capacitismo no Brasil”, a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) solicitou aos candidatos indicações das melhores formas de se combater a discriminação no país, por meio de um texto dissertativo-argumentativo. Pelas redes sociais, o tema ganhou repercussão.

Um dos textos de apoio para o tema veio de uma entrevista concedida pelo influenciador Ivan Baron, ao Estado de Minas. “Lembro que quando comecei na internet pouquíssimas eram as pessoas que falavam sobre a temática, quase não tinha onde pesquisar, fontes empíricas para nos inspirar, e hoje vendo que uma banca de vestibular me usa como texto de apoio para um assunto tão importante e também pouco debatido, é muito motivo para se comemorar e não desistir”, disse.

As considerações sobre a redação, bem como gabarito e provas constam na página cps.uep.br/vestibular. Candidatos que queiram solicitar recurso devem enviar em até 48 horas após a divulgação do gabarito, por meio de protocolo digital.