Universidades estaduais do Paraná voltam a aparecer com destaque em ranking internacional

O levantamento World University Rankings 2023, da consultoria britânica Times Higher Education (THE), foi divulgado durante o evento em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil tem 62 universidades classificadas.
Publicação
14/10/2022 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o World University Rankings 2023, da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O levantamento foi divulgado nesta semana, durante o evento THE World Academic Summit 2022, em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil tem 62 universidades classificadas.

Nesta edição, considerando a média ponderada obtida pelas universidades brasileiras, a UEL e a UEM avançaram cinco posições em relação ao ano anterior, passando de 31º e 42º lugar para 26ª e 37ª colocação, respectivamente. A UEL também figura como primeira entre as estaduais da Região Sul, ocupando o quinto lugar entre todas as estaduais do País. A UEPG e a Unioeste aparecem nas posições nacionais 34 e 51, nessa ordem. Entre as instituições estaduais paranaenses, a UEPG obteve a primeira colocação em citações e internacionalização.

Ao todo, foram avaliadas 1.799 universidades de 104 países. Os resultados compreendem 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco métricas: qualidade de ensino (30%), inovação (2,5%), internacionalização (7,5%), pesquisa, incluindo volume, investimento e reputação (30%), e citações, referente à influência da pesquisa (30%).

No quesito inovação, relativo à transferência de conhecimento, a UEL é a segunda instituição mais bem avaliada da Região Sul do Brasil e a sexta do País, à frente inclusive da Universidade de São Paulo (USP), primeira colocada no ranking geral nacional. No global, a UEL manteve a classificação no grupo 1201-1500. As outras três estaduais estão no bloco 1501+, com notas gerais que variam ente 10.4 e 18.3.

Para a reitora da UEL, professora Marta Regina Gimenez Favaro, as universidades cumprem papel importante na formação de profissionais e na produção de conhecimento em benefício da sociedade. “Os resultados nesse ranking refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido na área de ensino e na formação de profissionais qualificados. Também conseguimos destaque em citações, o que demonstra que o trabalho produzido pelos pesquisadores está sendo reconhecido como referência em todas as áreas do conhecimento”, afirma.

REFERÊNCIA – O World University Rankings reforça outras classificações internacionais da THE, que mensuram a qualidade do ensino superior ao redor do mundo. No Latin America University 2022, dedicado às universidades latino-americanas, UEM, UEL e UEPG ocupam as posições 45, 50 e 92, nessa ordem, seguidas pela Unioeste, classificada no grupo 101-125.

O Impact Rankings 2022 – que avalia a atuação acadêmica em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – destaca as universidades estaduais do Paraná nas seguintes colocações: UEM – 301-400; UEL – 401-600; e UEPG e Unioeste – 801-1000.

Além das estaduais, o ranking de 2023 também classifica a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Confira o desempenho das universidades estaduais do Paraná no World University Rankings 2023:

Ranking classifica universidades estaduais do Paraná entre as melhores  do Brasil

 

Ranking classifica universidades estaduais do Paraná entre as melhores  do Brasil

 

Ranking classifica universidades estaduais do Paraná entre as melhores  do Brasil

 

Ranking classifica universidades estaduais do Paraná entre as melhores  do Brasil

 

GALERIA DE IMAGENS