Unicentro incentiva arrecadação de absorventes para combate à pobreza menstrual

A iniciativa faz parte do projeto Dignidade Feminina, desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Guarapuava, com o apoio de instituições de ensino superior.
01/12/2021 - 15:40

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aderiu a uma campanha de arrecadação de absorventes higiênicos para ajudar adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do projeto Dignidade Feminina, desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Guarapuava, no Centro-Sul, com o apoio de instituições de ensino superior.

Na Unicentro, a doação pode ser feita nos pontos de recolhimento instalados nas clínicas escolas, no câmpus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg): Clínica Escola de Fisioterapia; Clínica Escola de Nutrição; Clínica Escola de Órtese e Prótese; Clínica Escola de Veterinária; e Farmácia Escola. Os produtos serão enviados à Defesa Civil de Guarapuava, que vai identificar as mulheres para receberem o material doado.

Segundo a vice-chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro, professora Alexandra Bittencourt Madureira, o absorvente é um produto de necessidade básica e por isso é necessário assegurar o acesso a esse material. “O absorvente é um produto de saúde. O uso de quaisquer outros itens, como sacos plásticos, papel higiênico e miolo de pão podem provocar agravos na saúde da população que menstrua, a exemplo de infecções urinárias e vaginais”, diz.

Ela reafirma o compromisso social das instituições de ensino ao apoiarem iniciativa dessa natureza. “Para além da arrecadação dos absorventes, a campanha incentiva a reflexão sobre essa temática, contribuindo para promover uma mudança na forma como a sociedade percebe essa problemática”, afirma.

A professora Aline Marques Genú, vice-diretora do Câmpus Cedeteg, onde estão alocados os cursos da área da saúde da Unicentro em Guarapuava, destaca o envolvimento da instituição em ações que beneficiam toda a comunidade. “A função social ganha importância no contexto de informação e conscientização sobre a causa da dignidade feminina, pois uma parcela significativa da população não tem condições de comprar absorventes higiênicos”, salienta.

No âmbito do Poder Executivo, o projeto Dignidade Feminina é conduzido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava. Já pelo Poder Legislativo, as atividades são coordenadas pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores.

POBREZA MENSTRUAL – Também chamada de precariedade menstrual, o termo se refere à falta de acesso de meninas, mulheres e homens trans a produtos básicos para manter a boa higiene no período da menstruação.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pobreza menstrual afeta uma parcela significativa da população feminina. A dificuldade de acesso à água, ao saneamento e à higiene são fatores que contribuem para essa situação.

No Brasil, estudos apontam que 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro no domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso aos itens mínimos para os cuidados menstruais nas escolas. Além disso, pelo menos 116 mil meninas dependem de doações para ter absorventes.

Serviço

Arrecadação de absorvente higiênicos na Unicentro - Câmpus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg) - Alameda Élio Antônio Dalla Vecchia, nº 838 – Vila Carli – Guarapuava

Locais para doação:

Direção do Câmpus

Clínica Escola de Fisioterapia.

Clínica Escola de Nutrição.

Clínica Escola de Órtese e Prótese.

Clínica Escola de Veterinária.

Farmácia Escola.

• Unicentro incentiva arrecadação de absorventes para combate à pobreza  menstrual
    A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aderiu a uma campanha de arrecadação de absorvente higiênicos para ajudar adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. -
    Foto: UNICENTRO