Exposição “O Espaço Imantado de Mario Rubinski” no MON acaba no dia 31 de março

A mostra conta com cerca de 150 pinturas, desenhos e estudos produzidos pelo artista curitibano em seis décadas.
Publicação
28/03/2024 - 17:30
Editoria

A exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado” poderá ser vista até domingo, 31 de março. A mostra é uma realização do Museu Oscar Niemeyer, em cartaz na Sala 7, e conta com cerca de 150 pinturas, desenhos e estudos produzidos pelo artista curitibano, ao longo de seis décadas, desde 1950 até 2021.

As obras destacam os elementos de cor, espaço e composição presentes nas telas do pintor. Explora também a iluminação, a ilusão tridimensional e a ausência de profundidade, revelando nuances sobre a natureza habitada pelo homem. A curadoria é de Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik.

Mario Rubinski (1933-2021) graduou-se na Escola de Belas Artes do Paraná, atuou em diversas áreas como artista plástico, pintor, desenhista e ilustrador.

Foi professor no Museu Alfredo Andersen e em várias escolas públicas e particulares da cidade. Além disso, atuou como chefe da seção de Belas Artes da Biblioteca Pública do Paraná. Recebeu grande destaque nas premiações no Salão de Arte Paranaense, Salão de Belas Artes da Primavera e Mostra do Desenho Brasileiro, entre outros ao longo de sua carreira artística.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, do artista Mario Rubinski

Até 31 de março

Sala 7

GALERIA DE IMAGENS