UEPG melhora Central de Salas com investimento de R$ 340 mil em ar-condicionado

29/01/2022 - 09:30

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) investiu R$ 346.080,80 na adequação, ampliação e instalação elétrica de ar-condicionado na Central de Salas. O trabalho aconteceu entre 06 de dezembro e 11 de janeiro. Foram instalados 57 aparelhos. Eles estão distribuídos em 23 salas de aula e dois auditórios. A adequação tem o objetivo de proporcionar mais conforto térmico aos alunos, docentes e servidores.

O valor é a soma de R$ 18.450,00 em projetos; R$ 127.830,85 em equipamentos; e R$ 199.799,95 na instalação dos equipamentos. A verba é da Unidade Gestora do Fundo Paraná, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (UGF/Seti).

“A Central de Salas é o coração didático do Campus Uvaranas, onde há o maior número de aulas”, explica o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. "Esse projeto de climatização atende todo mundo, melhora as condições didáticas para professores e alunos”, ressalta.

A melhoria da climatização da Central de Salas não envolveu apenas a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas também a execução de toda a infraestrutura necessária da rede elétrica e frigorífera. “As salas atendidas, bem como as demais do local, contavam apenas com ventiladores. A melhoria permitiu que 25 salas de aula fossem contempladas com 57 aparelhos adquiridos anteriormente pela Universidade”, explica o diretor de Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Matheus Santana Carrer.

O atendimento de 25 salas se deu em função da disponibilidade dos aparelhos existentes e de estudo realizado pela Proplan, que visou a eficiência na distribuição dos equipamentos, em função de conforto térmico. “A principal preocupação, durante a fase de planejamento para a execução, foi não sobrecarregar a rede elétrica da edificação, de forma que a reestruturação e reforço da rede foram primordiais para uma boa execução do serviço e posterior utilização”, enfatiza.

O prefeito do campus, Eduardo Pereira, destaca que a climatização na Central de Salas era uma demanda histórica de acadêmicos e professores. “Sabendo da importância disso e priorizando o local com maior concentração de usuários, como tem sido a prática, este projeto foi uma prioridade”, explica. Mesmo durante o período de atividades remotas ocasionadas pela pandemia, a UPEG continuou trabalhando pela manutenção e conservação dos espaços físicos.

O projeto de melhoria do conforto térmico era o planejamento da gestão desde 2019. “Foi pensado logo no início da gestão, com recursos captados ainda naquele ano”, conta o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Ivo Mottin Demiate. “Quando aceitamos esse desafio, era uma realidade de aulas presenciais, onde havia a preocupação de dar conforto térmico aos estudantes. Agora, com o retorno das aulas, essa preocupação está resolvida", afirma.

USO – Nesse momento da pandemia, disponibilizar meios para a circulação de ar é uma imposição para a dissipação dos aerossóis do vírus. Para o uso do ar-condicionado na Central de Salas, as janelas e portas devem se manter abertas, para que a função dos equipamentos, nesse primeiro momento, seja apenas para ventilar um ar mais fresco.