UENP realiza Feira de Profissões para divulgar oportunidade de cursos a estudantes

28/10/2022 - 08:30

Os Colegiados de Curso da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, realizarão a I Feira de Profissões da Instituição em Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho. O evento de extensão ocorrerá nos dias 1º, 3 e 4 de novembro e tem como finalidade divulgar as atividades realizadas pelas graduações e as oportunidades de cursos ofertados por meio dos processos seletivos Vestibular e SiSU. Durante os três dias, a feira irá receber estudantes de escolas da região.

A pró-reitora de Graduação da UENP, Juliana Suzuki, destaca que a perspectiva da Feira de Profissões da UENP é aproximar a universidade dos estudantes do Ensino Médio. “Nossa intenção é que essa atividade seja inserida no calendário anual da própria universidade e das escolas para que possamos despertar nos alunos do Ensino Médio o interesse pela vida universitária, além de divulgar as instalações físicas e atividades desenvolvidas na instituição, dando visibilidade ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão que realizamos”, afirmou.

A professora acentua ainda que o evento é um ótimo momento para reforçar a todos os estudantes o convite para realizar o Vestibular da UENP e ingressar no ensino superior. “Somos uma universidade pública, gratuita e de qualidade e a realização da Feira de Profissões nos possibilitará estreitar laços com os estudantes e as escolas. Estamos com inscrições abertas para o nosso Vestibular e a expectativa é que esse momento possa ajudar a tirar eventuais dúvidas dos estudantes quanto aos cursos superiores que pretendem fazer”, disse.

No dia 1º de novembro, o evento será realizado no câmpus de Cornélio Procópio da UENP, das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h30. Na quinta-feira, dia 3, a Feira de Profissões ocorre em Bandeirantes, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e, na sexta-feira, 4, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em Jacarezinho.

Os estudantes terão a possibilidade de conhecer os Centros de Estudos, laboratórios e outras estruturas da universidade, além de seus serviços prestados à comunidade. Durante a visita, os alunos do Ensino Médio terão a possibilidade de interagir com os estudantes e professores das 27 graduações da UENP.

VESTIBULAR 2023 – A UENP está com inscrições abertas para o Vestibular 2023 até 10 de novembro, exclusivamente pela internet. A prova será realizada no dia 15 de janeiro. Acesse o link para inscrição em https://vestibular.uenp.edu.br/2023/.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e poderá ser paga até o dia seguinte ao término das inscrições, 11 de novembro. Como nos anos anteriores, as provas serão realizadas nas cidades onde estão sediados os câmpus da universidade (Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho).

Os candidatos deverão elaborar uma redação e responder a 60 questões da Prova Objetiva, que será composta por questões objetivas, com cinco alternativas, sendo seis questões de cada área do conhecimento (Biologia; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Estrangeira Moderna; Matemática; Química; Sociologia). A prova terá início às 13h30, horário de Brasília (DF) e duração de até cinco horas.

VAGAS – Nesse ano, serão ofertadas, por meio do Vestibular, 1.110 vagas para ingresso nos cursos de graduação em 2023. As inscrições estão abertas para os cursos de Agronomia (40), Ciências Biológicas – licenciatura ou bacharelado (40), Ciência da Computação (24), Computação (20), Enfermagem (22), Medicina Veterinária (40), no Campus de Bandeirantes.

Em Cornélio Procópio, a UENP abre vagas para os cursos de Administração (80), Ciências Biológicas (20), Ciências Contábeis (80), Ciências Econômicas (20), Geografia (30), Letras (Português/Inglês 32), Matemática (35) e Pedagogia (60).

Em Jacarezinho, há vagas abertas para os cursos de Ciências Biológicas (32 vagas), Direito (45 vagas matutino e 45 noturno), Educação Física (36 vagas para bacharelado e 36 para licenciatura), Filosofia (45), Fisioterapia (36), História (32 vagas vespertino e 32 noturno), Letras Português/Espanhol (32), Português/Inglês (32), Matemática (40), Odontologia (36) e Pedagogia (44 vespertino e 44 noturno).