UEL inicia aulas presenciais para mais 1.443 alunos de cinco cursos de graduação

São estudantes dos cursos de Psicologia, Biotecnologia, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia. Eles dão sequência ao retorno escalonado das aulas presenciais. Nas próximas semanas outros alunos retornam às salas de aula.
31/01/2022 - 17:40

Mais 1.443 estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), dos cursos de Psicologia, Biotecnologia, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia, iniciaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (31), dando sequência ao retorno escalonado estabelecido pelos Colegiados de Cursos.

Esta volta escalonada obedece à indicação da Câmara de Graduação, que decidiu pelo ensino remoto preferencial pelas próximas três semanas, em virtude do aumento dos casos de Covid-19 e da superlotação das Unidades Básicas de Saúde e enfermarias de hospitais.

De acordo com levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), considerando os estudantes que retornaram na semana passada, a UEL soma hoje 2.892 alunos em aulas presenciais. Na próxima segunda-feira (07), outros 565 alunos retomam as aulas.

No dia 14 de fevereiro, a previsão é de que mais 3.708 estudantes voltem ao modelo presencial. No dia 21 de fevereiro serão outros 563, quando a universidade estará recebendo 7.728 alunos presencialmente. A partir de março está previsto o retorno de todos os 13 mil alunos de graduação.

A presença cada vez maior dos estudantes vai alterando a paisagem do campus universitário. Lanchonetes, bibliotecas e corredores de Centros de Estudos já ganharam movimentação, depois de quase dois anos de suspensão das atividades presenciais, em março de 2020, quando a pandemia teve início exigindo distanciamento.

ESCALONADO E GRADUAL – A professora Patrícia Silva Lúcio, vice-coordenadora do Colegiado de Psicologia, explicou que nesta semana retornam os alunos dos terceiro, quarto e quinto anos. Na próxima segunda devem retornar os estudantes de primeiro e segundo ano. O curso tem hoje cerca de 380 alunos e está entre os mais concorridos. No próximo Vestibular da UEL serão 34 candidatos por vaga, no sistema universal.

Segundo a vice coordenadora, o retorno presencial representa um grande alívio para o professor e para o aluno frente ao modo remoto. "A tecnologia não substitui a interação pessoal e a vivência do processo grupal. No tête-à-tête podemos trabalhar o emocional do estudante. É possível resolver os conflitos”, atesta.

ESTREIA  Esta segunda-feira foi um dia de muita emoção para o professor Leandro Anselmo Todesqui Tavares. Ele chegou à Central de Salas do Centro de Ciências Biológicas (CCB) pouco depois das 7h30 da manhã para a primeira aula presencial como professor efetivo da UEL. Convocado no concurso público durante a pandemia, ele assumiu o cargo em agosto de 2020, já iniciando as aulas em modo remoto.

“Não via a hora de voltar a escrever na lousa”, brincou o professor, dizendo-se animado com as aulas presenciais. Ele explicou que conhecia a turma do quarto ano de Psicologia, tendo trabalhado duas disciplinas com eles. Segundo o professor, embora possível, a aula remota oferece pouca interação com os alunos. Presencialmente, diz, a qualidade é outra. “Considero-me um professor raiz”, finaliza.