UEL e Tecpar planejam ações conjuntas nas áreas científica, tecnológica e de inovação

A proposta foi debatida entre o reitor Sérgio Carvalho e o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado. Também foram  discutidas possibilidades de ações conjuntas entre as Agências de Inovação existentes no Tecpar e na Universidade, consideradas entre as melhores estruturadas da área no Paraná.
22/03/2022 - 16:30

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) vão juntar esforços para aproximar o desenvolvimento de projetos científicos e de inovação nas várias áreas do conhecimento, integrando pesquisadores, laboratórios e infraestrutura. A proposta foi debatida nesta terça-feira (22) entre o reitor Sérgio Carvalho e o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Durante a reunião na Reitoria da UEL, também foram discutidas possibilidades de ações conjuntas entre as Agências de Inovação existentes no Tecpar e na universidade, consideradas entre as melhores estruturadas da área no Paraná.

Sérgio Carvalho afirmou que a sinergia entre a universidade e o Tecpar poderá render bons dividendos para as duas partes. "A UEL vive um momento de grande expansão da área, depois da aprovação da Política de Inovação, no ano passado, e da alocação de dois professores junto à Aintec. O objetivo é preparar o cenário interno para o desenvolvimento de projetos de inovação", afirmou.

Para o diretor-presidente do Tecpar, a proximidade entre dois grandes produtores de conhecimento e pesquisa abre possibilidades de participação conjunta em editais de fomento e de ações na área da saúde, por exemplo. "Iniciativa semelhante foi colocada em prática com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde existe uma unidade do Tecpar", afirmou.

No caso de Londrina não há uma unidade do laboratório, o que não impede o desenvolvimento de projetos conjuntos. “Porém, não podemos estar desaglutinados”, disse o diretor-presidente.

Após o encontro no gabinete, o diretor fez uma vista formal à Aintec da UEL para conhecer de perto a estrutura da Agência, que inclui a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), o Escritório de Propriedade Intelectual (EPI), o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) e o Escritório de Design (EDN).

ACORDO DE COOPERAÇÃO – O diretor-presidente do Tecpar esteve em Londrina nesta terça-feira para oficializar um acordo com a prefeitura com o objetivo de identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental. O documento foi assinado na sede da administração municipal, durante cerimônia com a participação do prefeito Marcelo Belinati e demais autoridades.

Além de identificar oportunidades, o acordo permitirá observar quais são os principais desafios do município e as instituições que poderão somar competências para a implementação do processo de inovação, pautado pela pesquisa. Caberá à equipe do Tecpar identificar tecnologias existentes que possam atender aos desafios prioritários. Estas tecnologias serão colocadas em um ranking, com a finalidade de apontar a melhor alternativa para as demandas do município.