Três cidades do Paraná participam de novo programa de desenvolvimento urbano da ONU

25/01/2022 - 16:40

Três cidades do Paraná (Barracão, Bom Jesus do Sul e Foz do Iguaçu) vão participar de um novo projeto do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), lançado na segunda-feira (24). O Conexões Urbanas - Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas é uma parceria inédita entre as equipes do Brasil e do Líbano da ONU-Habitat, onde há um piloto similar, além do Programa de Espaços Públicos e Divisões Globais da sede do ONU-Habitat, no Quênia.

Na América Latina, as atividades darão ênfase à dinâmica dos espaços públicos de seis municípios. Elas serão implementadas em dois grupos de cidades fronteiriças: Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina); e Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). Ao longo de dois anos, o projeto realizará capacitações com autoridades e lideranças locais, fará um diagnóstico dos espaços urbanos a partir de metodologias aplicadas em outros projetos do ONU-Habitat pelo mundo, e revisará políticas migratórias e urbanas.

O projeto entende que o desenvolvimento de cidades contribui para uma maior e melhor convivência entre as pessoas, estimulando trocas culturais e convívio harmônico entre seus usuários. Neste sentido, tem como objetivo aumentar as capacidades das comunidades locais para aplicar o planejamento e desenho urbano visando a inclusão de todas as pessoas, promovendo a coesão social e reforçando a cooperação transfronteiriça entre as cidades selecionadas.

Com base nessas informações e na participação dos habitantes, o programa vai apresentar uma proposta de projeto técnico-arquitetônico para os espaços públicos identificados como prioritários, além de realizar recomendações de políticas públicas. Também estão previstos eventos e oficinas regionais e internacionais com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as cidades participantes do projeto.

No evento de lançamento, realizado por videoconferência, o oficial sênior internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard, explicou a escolha das cidades.

“As duas regiões já possuem práticas de cooperação transfronteiriça, a exemplo do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, na região de Barracão, e do Conselho de Desenvolvimento Trinacional, na região de Foz do Iguaçu. Essas ações colaborativas acontecem sobretudo em espaços públicos, o que vai ao encontro da proposta do projeto de fortalecer as autoridades locais e elaborar políticas públicas que promovam coesão social, segurança e desenvolvimento econômico”, afirmou.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, disse que o projeto se soma a outros que ocorrem na região com o apoio do Governo do Estado e do governo federal, além da Itaipu Binacional. "A cooperação entre as cidades da fronteira já é uma realidade há muitos anos. Mas ao fortalecer os municípios, o ONU-Habitat transformará essa articulação em políticas públicas mais consistentes, que vão nos proporcionar um grande avanço”, disse.

PROGRAMAÇÃO – O Conexões Urbanas já está desenvolvendo suas primeiras ações. Nos dias 24 e 25 de janeiro, foram realizados dois encontros com técnicos das prefeituras de Barracão, Bernardo de Irigoyen, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira para apresentar o plano de ação do projeto e conhecer as iniciativas de planejamento urbano já existentes nas cidades.

Além dos municípios, participaram ainda representantes do setor produtivo, da sociedade civil organizada e Academia. No dia 27 de janeiro, os encontros serão realizados para o público de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Confira mais informações no Instagram Oficial da ONU-Habitat.