Tecpar assina acordo com empresas para produção de medicamentos à base de cannabis

O objetivo é oferecer alternativas ao mercado nacional de novas terapias com o princípio ativo. O edital de chamamento qualificou as empresas AuraPharma, VerdeMed e PucMed.
Publicação
16/12/2022 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou nesta sexta-feira (16) acordos de cooperação técnica com as três empresas selecionadas pelo edital de chamamento público para viabilizar transferência de tecnologia para a produção e comercialização de medicamentos e produtos à base de cannabis para fins medicinais de uso humano. O objetivo é oferecer alternativas ao mercado nacional de novas terapias com o princípio ativo.

O edital de chamamento qualificou as empresas AuraPharma, VerdeMed e PucMed. Agora, com o acordo, o Tecpar espera executar a parceria de cooperação tecnológica visando a transferência e internalização de tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a fabricação e comercialização desses produto, com a finalidade de fornecer para o mercado público.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que o acordo visa atender o interesse público no uso de derivados canabinoides para o tratamento de diversas doenças. “Diante do cenário de alto custo, com grande movimento de judicialização para obtenção de produtos importados, o Tecpar, como Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias, procura soluções para atender essa demanda da sociedade, com medicamentos com menor custo e de qualidade e, assim, contribuir para a sustentabilidade tecnológica do País”, pontuou Callado.

Pelo acordo, as empresas parceiras buscarão autorização sanitária do produto junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019, que dispõe sobre os procedimentos para a concessão da Autorização Sanitária para a fabricação e a importação de produtos de cannabis para fins medicinais.

CANABIDIOL – O Tecpar buscou acompanhar as evoluções do debate sobre o uso de medicamentos e produtos à base de cannabis para fins medicinais de uso humano para oferecer, como laboratório público oficial, soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta área, o Tecpar possui protocolo de intenções com o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis do Uruguai (IRCCA) para troca de experiências na área regulatória. Outro acordo na área é com a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, para pesquisa e desenvolvimento de produto para fins medicinais de uso humano, uma linha de pesquisa desenvolvida pela instituição.

Em outra frente, o Tecpar promove ações em seu complexo laboratorial para a realização do controle de qualidade do produto acabado, inicialmente para determinação do teor de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), com previsão de inclusão desse serviço em seu portfólio para o primeiro trimestre de 2023.

Uma das empresas mais recentes a ingressas na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) também atua no segmento. A proposta da Green Kaya Smart Lab, que possui expertise na área de tecnologia da saúde, é desenvolver um laboratório farmacêutico especializado em produtos à base de cannabis medicinal, com qualidade em toda cadeia de produção. Também prevê a criação de um centro de pesquisa e produção especializado em tecnologia e inovação, com foco em negócios voltados à indústria da cannabis medicinal.

PRESENÇAS – Estiveram presentes à solenidade os diretores do laboratório Aura Pharma, Fernando Lacerda André e Guilherme Jabur; os diretores do laboratório PUCMED, Afonso Braga e Juliana Bertol Picanço de Souza; e o diretor do Laboratório Verdemed, Werner Buff (por videoconferência). Do Tecpar, participaram o diretor industrial da Saúde, Iram de Rezende, o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Gomes Pessoa, e a procuradora jurídica Adrianne Correia Pereira.

GALERIA DE IMAGENS